Ele completa 63 anos este ano, mas se há um herói de ação por excelência ainda ativo em Hollywood, é sem dúvida Tom Cruise - que desde o início da carreira, há mais de quatro décadas, traz grande alegria a um gênero que nunca sai de moda. O ator é atualmente um dos mais bem pagos do mundo e, apesar da chegada de novas e promissoras estrelas, ele continua mantendo seu status de astro de ação.
Muito ativo como produtor, Tom Cruise está profundamente envolvido em cada um de seus novos projetos e, independentemente de sua idade, ainda adora assumir pessoalmente o controle da maioria de suas acrobacias, não importa quão complexas elas sejam, e levá-las ao próximo nível ano após ano.
Embora também o tenhamos visto apostando em outros gêneros, filmes de ação e sagas são parte importante da carreira de Cruise, e em 2025 ele lançará o tão aguardado Missão Impossível - O Acerto Final, que segundo rumores será o encerramento de sua franquia mais famosa. Nele, Cruise interpretará Ethan Hunt pela oitava vez, seu personagem mais icônico desde que o desempenhou pela primeira vez há quase 30 anos, em 1996.
"Vão derreter seu cérebro: Tom Cruise desmaiou nas filmagens das cenas de ação de Missão Impossível 8Além disso, a saga iniciada por Brian de Palma inclui o filme de maior audiência da carreira do ator: Missão Impossível - Efeito Fallout, dirigido por Christopher McQuarrey e lançado em 2018, que tem aprovação da crítica de 98% no Rotten Tomatoes.
No entanto, Cruise tem alguns ótimos filmes chegando fora da franquia Missão Impossível. O longa de maior audiência depois de Efeito Fallout é, na verdade, Top Gun: Maverick, a sequência tardia de um dos primeiros grandes sucessos de ação do ator.
Tom Cruise tinha 24 anos quando estrelou o famoso Top Gun - Ases Indomáveis, dirigido por Tony Scott em 1986 e, embora tenha sido um verdadeiro sucesso, os planos para uma sequência nunca saíram do papel. Finalmente, se tornou realidade em 2022 após inúmeros adiamentos, com Joseph Kosinski no comando e Cruise novamente no papel do piloto Pete Maverick, agora 36 anos mais velho.
O filme custou 170 milhões de dólares para ser feito, mas rendeu mais do que o esperado, tornando-se o segundo filme de maior bilheteria de 2022, arrecadando 1,49 bilhão em todo o mundo, atrás apenas do também muito aguardado Avatar: O Caminho da Água.
Paramount Pictures
Em Top Gun: Maverick, reencontramos o ás da aviação Maverick (Cruise), cujo histórico de insubordinação impediu uma grande ascensão na Marinha. Em vez de medalhas, ele acumulou registros disciplinares. Após mais um desvio de conduta, é enviado de volta à escola de elite Top Gun, onde recebe a tarefa de treinar jovens pilotos para um desafio quase impossível: destruir um programa nuclear altamente protegido. Entre os recrutas está Rooster (Miles Teller), filho de seu falecido melhor amigo Goose (Anthony Edwards). Com menos de três semanas para a preparação, Maverick precisa formar uma equipe capaz de concluir a missão sem torná-la suicida.
Top Gun: Maverick está disponível no Universal+.