Depois de O Conde de Monte Cristo e Os Três Mosqueteiros, este grande herói da literatura francesa retorna ao cinema
Evelyn Souza
Evelyn Souza
Conquistada pela cultura pop, Evelyn adora assistir e discursar sobre filmes teens, de todas as gerações, e aqueles que quase ninguém ouviu falar. Além de ser dorameira e tentar usar seu coreano ínfimo em todas as oportunidades.

Acaba de ser divulgada a primeira imagem do filme Jean Valjean, adaptado das primeiras 100 páginas de Os Miseráveis, de Victor Hugo.

Em novembro passado, foi noticiado que dois filmes adaptados de "Os Miseráveis", de Victor Hugo, seriam lançados em 2025: o de Fred Cavayé (Os Infiéis, Mea Culpa), com Vincent Lindon no papel de Jean Valjean, e o de Éric Besnard (Delicioso: Da Cozinha para o mundo, 600 kilos d'or pur), intitulado Jean Valjean, liderado por Grégory Gadebois no papel-título, com Bernard Campan, Isabelle Carré e Alexandra Lamy.

As filmagens deste segundo projeto já começaram, com previsão de serem finalizadas até 27 de fevereiro. Nesta ocasião, a Warner Bros. França revelou a primeira foto de Gadebois no papel do lendário herói da literatura francesa.

France 3 Cinéma

A mudança da sombra para a luz

Escrito por Éric Besnard com base na obra de Victor Hugo, o longa-metragem se passa em 1815. Jean Valjean deixa a colônia penal após dezenove anos de trabalhos forçados. Cheio de raiva, sentimento de injustiça e da violência sofrida, ele se tornou um ser perigoso, que não confia mais em nada nem em ninguém.

Uma noite, depois de ser rejeitado muitas vezes, ele encontra refúgio com um padre. Monsenhor Bienvenu (Campan) mora lá com sua irmã (Carré) e uma única criada (Lamy). Surpreso com o calor da recepção, Jean Valjean fica abalado em suas convicções criminais. Ele terá que escolher entre os atos definitivos inspirados por seu ódio ao mundo e a aceitação da mão estendida.

150 anos e continua forte! Esta grande saga francesa mundialmente conhecida volta ao cinema em 2025

Este projeto tem a particularidade de ser uma adaptação das primeiras 100 páginas de Os Miseráveis, contando "a passagem da sombra para a luz de Jean Valjean". Nenhuma data de lançamento foi anunciada ainda.

O cinema francês retoma os clássicos da literatura

Publicado em 1862, Os Miseráveis já foi adaptado para o cinema inúmeras vezes. Uma das transposições mais famosas continua sendo a com Jean Gabin em 1958. O musical de 2012 de Tom Hooper, com Hugh Jackman e Anne Hathaway ganhou três Oscars. Mas a versão televisiva de 2000 com Gérard Depardieu também causou impacto.

Os Miseráveis
Os Miseráveis
Data de lançamento 1 de fevereiro de 2013 | 2h 38min
Criador(es): Tom Hooper
Com Hugh Jackman, Russell Crowe, Anne Hathaway
Imprensa
3,2
Usuários
4,5
Adorocinema
3,5
alugar ou comprar

O anúncio desses dois projetos faz parte de uma tendência de resgate do patrimônio literário, adaptando clássicos conhecidos do grande público. Após o sucesso recente de Os Três Mosqueteiros e O Conde de Monte Cristo, o cinema francês continua a abraçar histórias populares.

Vale lembrar que Dimitri Rassam, Matthieu Delaporte e Alexandre De La Patellière estão planejando uma adaptação da saga literária de Maurice Druon, "Os Reis Malditos".

facebook Tweet
Links relacionados