Embora agora saibamos que (é claro!) as coisas aconteceram de forma diferente, parecia que a franquia O Exterminador do Futuro estava enterrada para sempre após Destino Sombrio. O filme do diretor de Deadpool, Tim Miller, arrecadou apenas 261,1 milhões de dólares, o que foi um desastre econômico considerando seus enormes custos de produção de quase 200 milhões de dólares. Depois de algo assim, nenhum estúdio do mundo (cinematográfico) faz grandes planos para o futuro.
Nos bastidores, também houve grandes conflitos: devido a diferenças criativas, houve um escândalo entre Miller e o criador de O Exterminador, James Cameron, que ajudou a lançar o projeto como produtor. Seis anos depois, parece que já se passou tempo suficiente sobre a decepção nas bilheterias - o filme supostamente causou um prejuízo de 120 milhões de dólares para a produtora - para se ter uma visão mais diferenciada sobre ele. Inclusive para Cameron, que recentemente até defendeu veementemente o sexto filme da franquia.
Em conversa com a Empire, ele não viu necessariamente a causa do projeto fracassado no próprio filme. Em vez disso, ele olha para si mesmo.
"Eu acho que o Rev-9 é muito legal", disse Cameron sobre o Exterminador interpretado por Gabriel Luna. "Acho que é tão bom quanto qualquer coisa que fizemos antes". Quanto ao fracasso financeiro, o criador de Avatar, conhecido por três dos quatro filmes mais bem-sucedidos de todos os tempos, admitiu ser co-responsável: "Nosso problema não era que o filme não funcionava. O problema era que as pessoas não vieram [ao cinema]".
Eles fizeram uma "sequência real" de filmes que as pessoas tinham visto no cinema 35 e 28 anos (O Exterminador do Futuro 2 - O Julgamento Final) antes. Mas para produzir um verdadeiro sucesso em 2019, teria sido necessário atrair novos fãs também. No entanto, eles falharam nisso. "O filme não tinha nada para um novo público", Cameron admitiu à Empire.
Paramount Pictures
Destino Sombrio: O terceiro melhor filme da série?
Ele realmente pode apreciar muito do próprio filme (que, aliás, o diretor Tim Miller também chamou de "fracasso"). "Eu acho que o filme é ótimo", ele revelou - e finalmente classificou: "Ainda acho que os meus são os melhores, mas para mim, este ocupa um sólido terceiro lugar".
Destino Sombrio é frequentemente subestimado e considerado pior do que realmente é. Não por acaso, o público que se deu ao trabalho de ir ao cinema para ver o blockbuster de ficção científica ficou bastante satisfeito com o retorno de Arnold Schwarzenegger e Linda Hamilton, como mostra uma olhada em várias plataformas de avaliação online. Especialmente em comparação com O Exterminador do Futuro - A Salvação e O Exterminador do Futuro: Gênesis.
Sem fim à vista
Mesmo que Hamilton tenha declarado claramente após Destino Sombrio que nunca mais voltaria para a franquia, O Exterminador obviamente continua indestrutível. A cada poucos anos, os responsáveis acabam pensando em algo novo para trazer ar fresco para o apocalipse robótico. E a tentativa mais recente foi bastante bem-sucedida:
Com O Exterminador do Futuro Zero, uma nova série de animação do escritor de Batman 2, Mattson Tomlin, estreou no ano passado na Netflix, mostrando a guerra implacável pelo futuro da humanidade sob uma luz completamente nova. E isso foi bem recebido pelos fãs!
*Conteúdo Global do AdoroCinema
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!