A diretora de Barbie, Greta Gerwig, está refazendo a saga As Crônicas de Nárnia, de C.S. Lewis, e deve dirigir dois dos filmes de fantasia para a Netflix. Embora o gigantesco projeto esteja atualmente em fase de pré-produção, nos últimos meses aumentaram os rumores de que a cineasta está tentando fazer com que seus filmes sejam lançados nos cinemas antes que chegarem à Netflix.
Após intensas negociações, Gerwig aparentemente conseguiu: o primeiro filme de As Crônicas de Nárnia terá sua estreia nos cinemas ao redor do mundo.
As Crônicas de Nárnia, da Netflix, chegará aos cinemas antes do lançamento em streaming
A informação é do jornalista Matthew Belloni. Em seu boletim informativo do setor, Puck News, ele aponta que a Netflix se comprometeu oficialmente com o lançamento do primeiro filme de Nárnia nos cinemas. O chefe da Netflix, Ted Sarandos, concordou que o longa de fantasia será exibido em 1.000 telas IMAX em pelo menos 90 países por duas semanas.

Se o filme se sair bem, a exibição pode ser estendida por mais uma ou duas semanas. Também há uma chance de que o lançamento em IMAX seja estendido para as telas normais de cinema. Depois dos rumores sobre a data, o lançamento nos cinemas foi agora confirmado para o fim de semana de Ação de Graças em 2026.
Para ser mais preciso, o filme será lançado nos EUA no Dia de Ação de Graças, 26 de novembro de 2026. No Brasil, é possível um lançamento no mesmo dia. O filme estará disponível na Netflix como assinatura de streaming cerca de quatro semanas após sua estreia nos cinemas, bem a tempo para o Natal.
Nunca visto antes: Nárnia, da Netflix, receberá uma campanha exclusiva
As Crônicas de Nárnia, de Gerwig, não apenas promoverá a marca da Netflix, mas também será o primeiro filme da empresa a ser anunciado como um filme IMAX e, portanto, receberá uma campanha de marketing semelhante a de outros filmes de cinema. Os filmes da Netflix geralmente dispensam qualquer campanha.
Títulos como O Irlandês, Roma e Glass Onion: Um Mistério Knives Out, mostraram no passado que o streamer definitivamente pode se envolver com os lançamentos de seus filmes no cinema. No entanto, era acordado um prazo máximo de uma semana, em grande parte por um motivo específico: para que os filmes possam ser considerados para o Oscar, cujas regras estipulam um prazo mínimo de uma semana de exibição nos cinemas em seis cidades diferentes dos EUA.
De acordo com Belloni, depois que as negociações entre Sarandos e vários outros cineastas fracassaram no que diz respeito ao cinema, o chefe da Netflix finalmente defendeu pessoalmente o lançamento em IMAX do filme de Nárnia. Ele agora quer promover Gerwig como uma cineasta famosa no maior palco possível, a fim de posicionar bem a marca Nárnia para outros projetos.
Ainda não foi confirmado se os outros filmes planejados de Nárnia também serão lançados no cinema. Isso provavelmente dependerá de como o experimento da Netflix será recebido no final de 2026.

*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!