“Ele está na cama com o diabo”: O personagem de Denzel Washington em Gladiador 2 realmente existiu – e o verdadeiro Macrinus fez história
Eduardo Silva
Eduardo Silva
-Redator
Jornalista que ama filmes sobre distopias e animes de battle royale. Está sempre assistindo alguma sitcom e poderia passar horas falando sobre Yu Yu Hakusho e Jogos Vorazes.

Gladiador 2, de Ridley Scott, está em cartaz nos cinemas e o público está se perguntando: o que é real e o que é fictício no filme? Macrinus, por exemplo, é baseado em uma personalidade histórica.

Macrinus, o ambicioso personagem de Denzel Washington em Gladiador 2, pode te fazer pensar que ele foi inventado para a sequência do blockbuster de Ridley Scott. Afinal, o gladiador titular (Paul Mescal) simplesmente precisa de alguém que o leve para a arena – assim como Maximus (Russell Crowe) foi levado por Proximo (Oliver Reed) no primeiro Gladiador.

Mas Macrinus é, na verdade, baseado em alguém real que teve uma carreira muito semelhante à do personagem do filme, mesmo que os eventos de vários anos tenham sido condensados em um período de apenas alguns dias. E ele conseguiu o que o traficante de armas interpretado por Washington apenas sonhava: tornar-se imperador.

Macrinus mandou assassinar Caracalla

Marcus Opellius Macrinus foi imperador romano por cerca de um ano a partir de 11 de abril de 217, depois de ter conspirado um plano bem-sucedido para assassinar seu antecessor, Caracalla – que também realmente existiu, assim como seu irmão Geta. Em Gladiador 2, os dois são interpretados por Fred Hechinger e Joseph Quinn.

Paramount Pictures

A história diz que ele inicialmente foi um escravo imperial em Roma – o diretor Scott também aborda essa suposta parte de sua vida no longa-metragem. O fato, porém, é que Macrinus foi o primeiro imperador romano que não veio de uma família nobre ou pertenceu anteriormente à classe senatorial, fazendo história no processo.

Um canalha como no filme?

Há opiniões diferentes sobre o caráter de Macrinus da vida real. Não se pode julgar com clareza se ele era um arrivista sedento de poder que passava por cima de cadáveres, como é retratado no filme, mas isso não é realmente importante para a adaptação de Hollywood: Scott e seu roteirista David Scarpa decidiram criar um personagem totalmente inescrupuloso, e Denzel Washington levou essa caracterização a sério.

“Ele tenta usar todo mundo. Ele usaria a mãe, usaria seus próprios filhos. Ele já esgotou toda a sua alma, então não lhe resta mais nada. Ele está na cama com o diabo”, assim Washington descreveu seu personagem para o The Hollywood Reporter.

Macrinus, de Denzel Washington, desempenha um importante papel em Gladiador 2, enquanto outra personagem que teria sido considerada a protagonista feminina foi cortada do filme. Você pode ler mais sobre isso aqui.

*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

facebook Tweet
Links relacionados