Minha conta
    O incrível erro da clássica ficção científica de James Cameron que levamos 35 anos para notar
    Evelyn Souza
    Evelyn Souza
    Conquistada pela cultura pop, Evelyn adora assistir e discursar sobre filmes teens, de todas as gerações, e aqueles que quase ninguém ouviu falar. Além de ser dorameira e tentar usar seu coreano ínfimo em todas as oportunidades.

    Um ótimo exemplo de como nosso olhar tende a focar automaticamente nos rostos e como a emoção vem antes de tudo.

    Este ano marca o 35º aniversário do lançamento de O Segredo do Abismo, a notável mistura de aventura subaquática e ficção científica, com o qual James Cameron provou mais uma vez ser um dos cineastas mais decisivos quando se trata de combinar cinema e tecnologia do nosso tempo. E osso duro de roer para um elenco liderado por Ed Harris, que passou por momentos difíceis sob as ordens do diretor com, literalmente, água até o pescoço.

    James Cameron quase morreu durante as gravações de um dos seus maiores filmes

    A mão que balança a camurça

    Mas não estamos aqui hoje para falar sobre como o próprio Cameron e outros membros da equipe quase morreram ou sobre a polêmica cena do rato que forçou o cancelamento do lançamento da reedição em 4K do título no Reino Unido. Iremos comentar sobre uma falha não notada há mais de 30 anos e depois de altamente visualizada.

    Por ocasião de uma nova versão estrangeira, muitos cinéfilos voltaram a curtir o filme no conforto de seus lares com resolução UHD fazendo jus à produção e comentaram suas impressões nas redes sociais. Mas, entre todas as mensagens que apareceram, uma chamou a nossa atenção.

    "Como raios eu não percebi aquilo em todos esses anos assistindo O Segredo do Abismo. Como?"

    Como comentou Sean Collins-Smith em sua conta no X (ex-Twitter), há um momento no filme em que, no meio de uma cena, você pode ver claramente como um membro da equipe – provavelmente o assistente de câmera – usa uma camurça duas vezes para limpar a lente. Se isso é extremamente atípico de ocorrer durante a filmagem de um plano, não digamos que ele acabe passando pelo filtro da sala de edição e indo parar no corte final.

    Twentieth Century Fox

    Os comentários em vários tópicos que compartilharam o momento com grande espanto estão cheios de pessoas que afirmam não ter percebido isso até agora, o que não é tão rebuscado quanto pode parecer. E o fato é que, para além do nosso olhar, como seres humanos, tendemos a focar automaticamente no rosto das outras pessoas - neste caso o de Ed Harris -, num filme o que é verdadeiramente importante é a emoção, e esta é capaz de nos fazer ignorar praticamente qualquer elemento estranho ou discordante.

    Outro exemplo para acompanhar a definição de “a magia do cinema”.

    O Segredo do Abismo
    O Segredo do Abismo
    2h 45min
    Criador(es): James Cameron
    Com Ed Harris, Mary Elizabeth Mastrantonio, Michael Biehn
    Usuários
    4,1

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top