Minha conta
    "Quem não sabe disso é um idiota": É por isso que a lenda do anime Hayao Miyazaki odeia os filmes O Senhor dos Anéis de todo o coração
    Bruno Botelho dos Santos
    Bruno Botelho dos Santos
    -Redator | crítico
    Bruno é redator e crítico do AdoroCinema, que divide seu tempo na cultura pop entre tomar susto com os mais diversos filmes de terror, assistir os clássicos do cinema ou os grandes blockbusters e enaltecer o trabalho de David Lynch e Stanley Kubrick.

    O diretor de O Menino e a Garça não gosta nem um pouco de O Senhor dos Anéis e outros sucessos de bilheteria de Hollywood...

    Quando você pensa em filmes de anime, automaticamente pensa no Studio Ghibli e no diretor Hayao Miyazaki, veterano de animação que recentemente levou para casa seu segundo Oscar, depois de A Viagem de Chihiro, por O Menino e a Garça.

    Seja Meu Amigo Totoro ou O Castelo no Céu, Princesa Mononoke ou A Viagem de Chihiro: Em sua carreira de mais de 50 anos, Miyazaki filmou uma infinidade de obras-primas que explodem em imaginação com suas qualidades únicas. Os exuberantes mundos de imagens há muito emocionam mais do que apenas os fãs obstinados da animação japonesa.

    No entanto, o cineasta não pode fazer muito com seus colegas de faroeste (fantasia), como revelou em diversas entrevistas ao longo dos anos (via Far Out Magazine). Ele é da opinião que numerosos filmes de Hollywood espalham a mensagem de que as injustiças cometidas podem ser apagadas através de um novo derramamento de sangue – e que matar até mesmo pessoas inocentes é justificado, desde que os verdadeiros perpetradores possam ser caçados. Isto, por sua vez, vai contra os seus sentimentos pacifistas.

    Hayao Miyazaki odeia os filmes do Senhor dos Anéis

    "Os americanos filmam e explodem coisas e coisas do gênero, então, como seria de esperar, eles fazem filmes assim", disse Miyazaki. "Se alguém é o inimigo, não há problema em matar um número infinito deles. Senhor dos Anéis é assim. Se for o inimigo, há matança sem separação entre civis e soldados. Isso se enquadra nos danos colaterais".

    Miyazaki continua, tornando-se ainda mais explícito: "Quantas pessoas são mortas em ataques no Afeganistão? O Senhor dos Anéis é um filme que não tem problema em fazer isso [não separar civis de inimigos]. Se você ler a obra original, vai entender, mas na realidade quem estava sendo morto eram asiáticos e africanos. Aqueles que não sabem disso, mas dizem que amam a fantasia, são idiotas".

    Indiana Jones, O Senhor dos Anéis e os filmes que Hayao Miyazaki odeia

    Miyazaki teve que enfrentar críticas

    Mas sua avaliação geral das representações de violência nos sucessos de bilheteria de Hollywood não termina com O Senhor dos Anéis:

    "Até nos filmes de Indiana Jones tem um cara branco que, ‘bang’, atira nas pessoas, né? Os japoneses que concordam e gostam disso são incrivelmente constrangedores. São vocês que, 'bang', levam um tiro. Assistir [a esses filmes] sem qualquer autoconsciência é inacreditável. Não há orgulho, nem perspectiva histórica. Você não sabe como é visto por um país como a América", completa Hayao Miyazaki sobre os filmes de Hollywood.

    Mas também é verdade que o próprio Miyazaki teve de suportar críticas: a sua penúltima obra Vidas ao Vento, dedicada ao projetista de aeronaves japonês Jirō Horikoshi, foi acusada de glorificar um herói de guerra – afinal, Horikoshi projetou vários modelos de aeronaves que o Japão, então aliado da Alemanha e da Itália, utilizou na Segunda Guerra Mundial. Os grupos nacionalistas, por sua vez, queixaram-se de que o melodrama biográfico não era suficientemente patriótico.

    *Tradução de site parceiro do AdoroCinema

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top