Minha conta
    Hayao Miyazaki: 5 produções do criador do Studio Ghibli que provavelmente você não conhece, mas deveria
    Diego Souza Carlos
    Apaixonado por cultura pop, latinidades e karê, Diego ama as surpresas de Jordan Peele, Guillermo del Toro e Anna Muylaert. Entusiasta do MCU, se aventura em estudar e falar sobre cinema, TV e games.

    Conheça longas, curtas-metragens e projetos experimentais do cineasta japonês.

    Na última quinta-feira (5), Hayao Miyazaki completou 82 anos. O realizar é conhecido por comandar o Studio Ghibli, uma das marcas mais importantes da animação mundial, e ter um vasto e importante catálogo de produções que marcaram não apenas a cinematografia japonesa, como causaram um impacto robusto na indústria internacional.

    Miyazaki já anunciou sua aposentadoria mais de uma vez, mas o desejo de desenvolver um novo longa já o trouxe de volta aos trabalhos com interessantes projetos. Para além dos filmes mais conhecidos de sua carreira, o AdoroCinema separou cinco produções pouco conhecidas das quais ele atuou como diretor ou roteirista ao longo de sua vida.

    Confira a homenagem de Os Simpsons ao diretor de A Viagem de Chihiro e O Castelo Animado

    Há espaço para longas e curtas-metragens, bem como um clipe musical (e experimental) que foi produzido durante os anos 1990. Abaixo, confira 5 produções do diretor que provavelmente não conhece, mas deveria.

    Yuki's Sun

    Divulgação

    Yuki's Sun é uma animação de extrema importância, pois marca a primeira experiência de Hayao Miyazaki como diretor. Feito em 1972, o curta de apenas dois minutos já mostra algumas tendências do que viria a ser o estilo do cineasta no futuro. A sinopse é simples: a história acompanha Yuki, uma órfã de 10 anos que está sendo adotada por uma família.

    Em Sua Marca

    Divulgação

    Para além de seus filmes, Hayao Miyazaki já dirigiu um videoclipe. Em 1995, o realizador decidiu fazer uma animação para a música "On Your Mark", da dupla japonesa Chage & Aska. Escrito e dirigido por ele, o vídeo experimental faz parte de um momento crítico de sua carreira, quando teve um bloqueio criativo após a produção de Princesa Mononoke.

    Sinopse: Em uma cidade futurista, a polícia ataca o quartel general de um culto. O transporte de tropas voadoras colide com as janelas de uma torre que tem em seu topo gigantescos olhos iluminados por neon e ocupados por defensores armados. Os policiais trocam tiros e granadas com pessoas desse culto cujos capuzes representam um olho enorme. A polícia vitoriosa começa a vasculhar os corpos, quando, de repente, dois policiais encontram algemada o que parece ser uma menina, inconsciente, com grandes asas emplumadas nas costas, e decidem ajudá-la.

    Boro the Caterpillar

    Divulgação

    Enquanto este texto é feito, Boro the Caterpillar é a última produção de Hayao Miyazaki lançada. No entanto, apesar de ser uma produção recente, Boro surgiu nos esboços do realizador há mais de 20 anos, em 1995. Feito para o Museu Ghibli, este foi um dos projetos que tirou o cineasta da aposentadoria anunciada após Vidas ao Vento.

    Sinopse: Pouco antes do amanhecer, Boro, a Lagarta, saiu de um ovo entre trechos de capim. Olhando em volta pela primeira vez fascinado, ele notou o brilho do sol da manhã e uma delícia no ar. À medida que o sol ilumina o bosque, as folhas borogiku (groundsel) começam a fotossintetizar. "O ar e a água são ótimos!" Boro entrou no mundo dos amigos e inimigos das lagartas.

    Harvey Weinstein ameaça diretor do Studio Ghibli por causa de Princesa Mononoke

    Computação gráfica e animação desenhada à mão foram combinadas para criar um mundo visto pelos olhos de um inseto, e todos os efeitos sonoros foram fornecidos pela voz de Tamori.

    Vidas ao Vento

    Divulgação

    Maior bilheteria do Japão em 2013, Vidas ao Vento é uma cinebiografia ficcional de Jiro Horikoshi, projetista-chefe da equipe que criou caças de estrondoso sucesso para a expansão japonesa durante a Segunda Guerra Mundial. O longa foi indicado ao Oscar de Melhor Animação, Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangieor e ao Prêmio da Academia do Japão para Animação do Ano.

    Sinopse: Jiro Horikoshi vive em uma cidade do interior do Japão. Um dia, ele tem o sonho de estar voando em um avião com formato de pássaro. A partir desse sonho, ele decide que construir um avião e colocá-lo no ar é a meta da sua vida. Durante a busca pelo seu sonho ele conhece Naoko, uma jovem encantadora por quem se apaixona. No entanto, Naoko fica profundamente doente, sem saber se sobreviverá.

    O Castelo no Céu

    Divulgação

    Primeiro lançamento do Studio Ghibli, O Castelo no Céu é uma aventura que reúne fantasia e ficção científica. Lançado em 1986, o longa fez bonito na bilheteria com 15 milhões de dólares e mais de US$ 150 milhões, somando venda de vídeos caseiros e trilha sonora.

    Sinopse: Sheeta cai misteriosamente do céu nos braços de Pazu, um garoto que vive e trabalha em uma pequena cidade nas montanhas. Este encontro leva ambos a uma série de aventuras causadas pela perseguição de piratas do ar e do exército a Sheeta, que resulta numa busca pela verdadeira identidade dela e por Laputa, um misterioso castelo no céu.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top