Minha conta
    Hoje no streaming: A Lua pode cair na Terra? Temos a resposta da NASA
    Evelyn Souza
    Evelyn Souza
    Conquistada pela cultura pop, Evelyn adora assistir e discursar sobre filmes teens, de todas as gerações, e aqueles que quase ninguém ouviu falar. Além de ser dorameira e tentar usar seu coreano ínfimo em todas as oportunidades.

    A NASA e seu cientista-chefe estão examinando as probabilidades de que, como em Moonfall - Ameaça Lunar, a Lua colida com a Terra.

    Como o título sugere, Moonfall [queda da lua] conta a história da Lua caindo na Terra após ser tirada de sua órbita. Um cenário de desastre e isso é bom, já que é Roland Emmerich, o especialista do gênero (2012, O Dia Depois de Amanhã, Independence Day) quem dirige.

    Mas será que a queda da Lua é possível e quais seriam realmente as consequências?

    Faz Armageddon parecer velho: Este filme de ação espacial de 2022 foi eleito o filme de ficção científica mais irrealista de todos os tempos

    O que pensa o especialista da NASA, Jim Green?

    Lionsgate Films

    A própria NASA dedicou um tempo para explicar por que a Lua NÃO será capaz de cair na Terra em um tópico do Twitter/X (que remonta às discussões com a equipe do Moonfall):

    E o que aconteceria se a Lua caísse de qualquer maneira? Elementos de resposta de Jim Green, cientista-chefe da NASA desde 2018, que passou uma hora ao telefone explicando à equipe Moonfall o que poderia acontecer se o cenário do Juízo Final se tornasse realidade (via The Ringer):

    Nem sempre se sabe a importância do papel que a Lua desempenha na estabilização do nosso eixo de rotação, modulando o nosso clima, deixando-nos com um bom ritmo de 24 horas de rotação.

    Green continua sobre as terríveis consequências se a Lua sair de órbita:

    “Quaisquer efeitos [positivos] da Lua em direção à Terra desapareceriam. E a Terra revela-se muito desajeitada em sua gravidade, estando muito perto do Sol, sentimos uma forte atração. E à medida que a Terra gira, há momentos do dia em que a massa da Terra está direcionada para o Sol e o Sol exerce pressão adicional sobre a Terra. E, como um pião, ele começará a girar."

    "Não demoraria muito para que a vida na Terra se tornasse muito difícil"

    Lionsgate Films

    E esta inversão poderá ter consequências drásticas:

    Nosso eixo de rotação seria modificado. Se imaginarmos o Círculo Polar Ártico, onde faz muito frio, e inclinarmos a Terra, a latitude do Círculo Polar Ártico não corresponde à pequena calota polar que temos: provavelmente estende-se até aos EUA.

    "O fato de os Estados Unidos receberem apenas, por exemplo, 40 ou 50 por cento da luz solar que recebem para cultivar alimentos, pois está inclinado - com um dia mais curto em termos de luz do dia - muda o jogo. Não demoraria muito para que a vida na Terra se tornasse muito difícil. Estaríamos todos amontoados na zona equatorial, e tenho novidades para vocês: não há muita terra na zona equatorial."

    Para chorar sem culpa: Este filme com atores premiados prova que o tempo é bem mais precioso que existe

    Em outras palavras, realmente temos que esperar que a queda da Lua permaneça pura ficção, e que nós, pobres terráqueos, não tenhamos que nos preocupar em fazer o Globo girar em torno do Sol sem a influência da Lua. Ou ter que sobreviver aos bilhões apenas na zona equatorial.

    Moonfall - Ameaça Lunar está disponível no Max.

    *Tradução de site parceiro do AdoroCinema

    Moonfall - Ameaça Lunar
    Moonfall - Ameaça Lunar
    Data de lançamento 3 de fevereiro de 2022 | 2h 00min
    Criador(es): Roland Emmerich
    Com Halle Berry, Patrick Wilson, John Bradley (II)
    Usuários
    2,7

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top