Minha conta
    "Eu realmente não gosto de fazer algo assim": Christopher Nolan quebrou suas próprias regras para a cena mais importante de Interestelar
    Nathalia Jesus
    Nathalia Jesus
    -Redatora e crítica
    Jornalista apaixonada por cinema, televisão e reality show duvidoso. Grande entusiasta de dramas coreanos e tudo o que tiver o dedo de Phoebe Waller-Bridge.

    Para tornar a cena o mais comovente possível, o diretor fez algo que não havia feito em nenhum outro filme.

    Dez anos se passaram desde que um dos melhores filmes de Christopher Nolan, Interestelar, foi lançado nos cinemas. Mesmo assim, o trabalho por trás das câmeras do recente vencedor do Oscar continua sendo alvo de grandes e merecidos elogios.

    Com Interestelar, Christopher Nolan conseguiu trazer para as telas uma história épica de ficção científica, mas, ao mesmo tempo, cheia de precisão científica. Para isso, a colaboração do ganhador do Prêmio Nobel Kip Thorne teve um valor imensurável, pois o ajudou a não ultrapassar nenhum limite ao explorar as probabilidades retratadas no filme.

    Além da exatidão científica, Nolan queria manter a carga emotiva exigida pela história, e foi o que ele conseguiu. Uma cena em particular permanece memorável: o momento em que Cooper (Matthew McConaughey) percebe que perdeu mais de 23 anos da vida de seus filhos em apenas três horas.

    Interestelar
    Interestelar
    Data de lançamento 6 de novembro de 2014 | 2h 49min
    Criador(es): Christopher Nolan
    Com Matthew McConaughey, Anne Hathaway, Michael Caine
    Imprensa
    3,8
    Usuários
    4,6
    Adorocinema
    4,5
    Assista agora em Max

    Nesta sequência tão emocionante quanto importante, Christopher Nolan quebrou várias de suas próprias regras, como revelou em entrevista ao The Atlantic: "A verdade maravilhosa é que estava no roteiro do meu irmão e foi uma das coisas que fez me fez querer fazer o filme. Como pai, achei que era um momento narrativo muito poderoso."

    "Primeiro, filmamos a reação de McConaughey, em close. Você nunca faz isso em uma cena. Você começa com um quadro amplo e depois aquece", disse o cineasta. "Mas ele não tinha visto as mensagens de vídeo, havíamos filmado todas com antecedência, para que tudo estivesse ali no momento, e ele queria nos dar sua primeira reação."

    Filmamos duas vezes em close e acho que usei o segundo, porque o primeiro estava muito cru. Depois filmamos os monitores e os planos mais amplos e montamos tudo.

    A música de Hans Zimmer também desempenhou um papel importante: "A última peça do quebra-cabeça era uma bela peça musical de Hans Zimmer que realmente não havia encontrado lugar no filme."

    A outra coisa que fizemos, que acho que não fiz em nenhum dos meus outros filmes, foi tratar a música como um som diegético: quando as mensagens param, a música para. Quase quebrou a quarta parede e eu realmente não gosto de fazer algo assim, mas pareceu perfeito e apropriado para aquele momento", disse Nolan.

    O resultado foi espetacular.

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top