Minha conta
    "John Wick do sul asiático"?: Dev Patel não quer que comparem seu novo filme de ação com fórmulas recicladas de Hollywood
    Júlia Barbosa
    Júlia Barbosa
    Criada no palco, sempre foi movida pela arte. Defensora ferrenha de Crepúsculo e Ricardo Darín, fala pelos cotovelos sobre as histórias que vemos nas telas e nos bastidores.

    Monkey Man, de Dev Patel, chegará aos cinemas brasileiros em maio.

    Exatos 15 anos depois de ser indicado ao Oscar por Quem Quer Ser Um Milionário, Dev Patel faz sua estreia como diretor com Monkey Man. O projeto iria diretamente para o streaming, mas impressionou tanto em suas exibições iniciais que ganhou um lançamento nos cinemas. A estreia no Brasil está marcada para 16 de maio.

    Com a repercussão positiva, o longa de ação gerou comparações com outros títulos do gênero. No entanto, Patel, que estrela e assina a produção, roteiro e direção, acha que estabelecer tal paralelo com outras franquias de sucesso é um tanto quanto reducionista.

    Após a apresentação do filme no festival SXSW 2024, em Austin, ele foi questionado sobre sua obra ser considerada o “John Wick do sul-asiático” e como Monkey Man se assemelha da saga protagonizada por Keanu Reeves. Diante disso, o ator disse que suas referências vão além do eixo hollywoodiano:

    “Eu sou um grande fã do Chad Stahelski, ele é muito generoso comigo, e eu amo John Wick. Eu sei que é a principal referência para o público estadunidense, mas esse filme [Monkey Man] nasceu do meu amor por um vasto cinema de ação que se expande de Bruce Lee a Sammo Hung, de Jet Lee a Jackie Chan, ao cinema coreano e também a Bollywood”, explicou.

    Dev Patel quer subverter filmes de ação com Monkey Man

    Universal Pictures

    No evento, ele introduziu a sessão defendendo que sua obra busca se opor às fórmulas recicladas pela indústria cinematográfica que acabam esvaziando as tramas, o que, segundo ele, é injusto com os espectadores:

    “O gênero de ação foi abusado pelo sistema. “Você sabe, um dinheirinho rápido. M*rda estúpida. Eu queria dar alma a isso. Traumas reais. Dor de verdade. Vocês merecem isso. Eu queria infundir um pouco de cultura”, defendeu o cineasta estreante.

    Inspirado na lenda hindu de Hanuman, Monkey Man conta a história de Kid (Dev Patel), um jovem que participa de lutas clandestinas usando uma máscara de gorila em troca de dinheiro. Perseguido por traumas de infância que seguiram a morte de sua mãe, ele descobre um jeito de se infiltrar na perigosa elite de Mumbai e entra em uma missão explosiva e alucinada por vingança.

    Fúria Primitiva
    Fúria Primitiva
    Criador(es): Dev Patel
    Com Dev Patel, Sikandar Kher, Sharlto Copley
    Data de lançamento 23 de maio de 2024

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top