Minha conta
    No streaming: Ganhou 4 Oscars e deu o merecido reconhecimento a um dos grandes ícones do cinema de fantasia após 25 anos de carreira
    Evelyn Souza
    Evelyn Souza
    Conquistada pela cultura pop, Evelyn adora assistir e discursar sobre filmes teens, de todas as gerações, e aqueles que quase ninguém ouviu falar. Além de ser dorameira e tentar usar seu coreano ínfimo em todas as oportunidades.

    O diretor não só demonstrou o seu imenso talento, como também defendeu com unhas e dentes o cinema de fantasia.

    Apesar das indicações conquistadas ao longo da história do Oscar para títulos como Tubarão, O Exorcista, Corra! e de vitórias esmagadoras como O Silêncio dos Inocentes em 1991, que ganhou os chamados Big Five (Melhor Filme, Diretor, Roteiro, Ator e Atriz), é evidente que o Oscar está de olho nas produções fantásticas.

    Mas este mundo em que dramas e cinebiografias de todos os formatos, subgêneros e cores costumam sair vitoriosos na grande noite do cinema americano viu seu status quo quebrado em 2018, graças a um pequeno milagre transbordando de charme, sensibilidade e cinefilia. Este não foi outro senão A Forma da Água, com o qual Guillermo del Toro finalmente recebeu, e após 25 anos de experiência desde a sua estreia com Cronos, o reconhecimento que sempre mereceu.

    Para ver hoje à noite: A obra-prima de Guillermo del Toro com lutas sangrentas entre humanos e monstros

    A melhor forma de descrever o multipremiado longa-metragem do mexicano é como uma história de amor em múltiplos níveis, sendo o primeiro aquele que se projeta literalmente na tela e conta o romance impossível entre Elisa de Sally Hawkins, tão lúcida e encantadora como sempre, e a criatura anfíbia encarnada por um Doug Jones capaz de transmitir emoções cruas cobertas por uma generosa camada de próteses e maquiagem.

    Mas o imenso coração de A Forma da Água vai muito além, sendo marcado pela paixão de Del Toro pela sétima arte em geral e pela fantasia em particular, o que se reflete nas conexões entre o filme e clássicos como O Monstro da Lagoa Negra, A Bela e a Fera de 1946 e o magnífico Os Sapatinhos Vermelhos, de Michael Powell e Emeric Pressburger, grande fonte de inspiração estética para o título em questão.

    Searchlight Pictures

    Tudo nesta joia inesperada brilha com uma intensidade deslumbrante. Da delicada encenação à sensibilidade do seu texto, passando pela fotografia impecável de Dan Laustsen, uma trilha sonora que mexe com a pele, cortesia de Alexandre Desplat, e um design de produção que atribui uma aura de magia no filme, em que a cor e o calor permeiam cada minuto da filmagem.

    Mas todas as flores que pudermos jogar para A Forma da Água nunca farão justiça à sua qualidade. Do mesmo modo que suas 13 indicações ao Oscar e suas quatro vitórias insuficientes para Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Trilha Sonora e Melhor Design de Produção não conseguem quantificar sua transcendência e sua capacidade de tocar o coração até mesmo do espectador mais ávido.

    A Forma da Água encontra-se disponível no catálogo do Star+.

    A Forma da Água
    A Forma da Água
    Data de lançamento 1 de fevereiro de 2018 | 2h 03min
    Criador(es): Guillermo del Toro
    Com Sally Hawkins, Michael Shannon, Richard Jenkins
    Imprensa
    4,4
    Usuários
    4,2
    Adorocinema
    5,0
    Assistir em streaming

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top