Minha conta
    Já viu o filme que ganhou o Oscar no ano em que você nasceu? Confira a lista e encontre o seu
    Aline Pereira
    Aline Pereira
    -Subeditora
    Jornalista que ama boas histórias e combina a paixão por cinema e TV com comunicação para mergulhar ainda mais nos universos e personagens que já fazem brilhar os olhos. Pipoca, suspense, dramédia e uma pitada de reality são a receita perfeita para todos os dias.

    Listamos os vencedores do Oscar em todos os anos da premiação; quem venceu no ano em que você veio ao mundo?

    Enquanto estamos na contagem regressiva para descobrir quem serão os grandes vencedores do Oscar 2024, paramos também para relembrar os filmes que mais se destacaram no passado – e alguns deles podem ter um significado a mais para você. Já parou para pensar em qual produção levou a estatueta dourada no mesmo ano em que você vinha ao mundo?

    Abaixo, listamos os filmes vencedores de todas as edições do Oscar desde o primeiro prêmio concedido pela Academia, em 1929. Confira:

    Adorocinema
    Vencedores do Oscar de 1929 a 1960
    Adorocinema
    Vencedores do Oscar de 1961 a 1992
    Adorocinema
    Vencedores do Oscar de 1993 a 2023

    Curiosidades do Oscar

    Na lista, você pode notar dois fatores curiosos: o primeiro é que em 1930 houve duas edições do prêmio. Este foi o único ano em que isso aconteceu – como a primeira edição do ano (em abril) aconteceu muitos meses após o período de elegibilidade dos filmes concorrentes, a Academia decidiu realizar uma segunda cerimônia que, aí sim, premiaria os filmes lançados naquela temporada.

    Além disso, pouco tempo depois, tivemos o único ano sem Oscar desde o início da premiação. Neste período, houve um ajuste no período de elegibilidade dos filmes para que, a partir da edição seguinte, a premiação seguisse o calendário anual – isto é, os filmes concorrentes precisariam ser lançados entre janeiro e dezembro do ano anterior.

    Como consequência, o Oscar e 1934 teve uma janela gigantesca de elegibilidade e aceitou filmes lançados entre agosto de 1934 e dezembro de 1933 – o vencedor da edição foi Cavalgada, do diretor Frank Lloyd.

    O Oscar 2024 acontece em 10 de março e você pode conferir aqui a lista completa de indicados.

    Oppenheimer
    Oppenheimer
    Data de lançamento 20 de julho de 2023 | 3h 01min
    Criador(es): Christopher Nolan
    Com Cillian Murphy, Emily Blunt, Matt Damon
    Imprensa
    3,8
    Usuários
    4,4
    Adorocinema
    4,5
    Assista agora

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top