Minha conta
    Para ver online: O remake visualmente deslumbrante de uma das melhores aventuras de ficção científica de todos os tempos
    Evelyn Souza
    Evelyn Souza
    Conquistada pela cultura pop, Evelyn adora assistir e discursar sobre filmes teens, de todas as gerações, e aqueles que quase ninguém ouviu falar. Além de ser dorameira e tentar usar seu coreano ínfimo em todas as oportunidades.

    Estrelado por Rod Taylor, esse é um dos maiores clássicos do cinema de ficção científica. O mesmo não pode ser dito sobre o remake de 2002, mas os fãs do gênero serão agraciados com o entretenimento visualmente deslumbrante.

    Não apenas o romance visionário A Máquina do Tempo de H.G. Wells de 1895 é um marco absoluto. A adaptação cinematográfica homônima de 1960, dirigida pela lenda da animação George Pal, também se tornou um clássico. A aventura de ficção científica estrelada por Rod Taylor é agora um marco do gênero e deve ser familiar para os espectadores que estão um pouco interessados no gênero sci-fi.

    No entanto, a nova edição de 2002 não pode ser muito elogiada. Mas isso não deve impedi-lo de dar uma olhada – especialmente se você tem uma queda pela ficção científica clássica. A Máquina do Tempo, do diretor Simon Wells (Os Dinossauros Voltaram), bisneto de H.G. Wells, em contraste com muitos dos representantes atuais do cinema de grande sucesso, é uma coisa acima de tudo: divertido.

    Enquanto o remake de A Máquina do Tempo está disponível para aluguel no Prime Video, a obra original integra o catálogo do streaming.

    Este é um dos filmes de ficção científica mais originais de todos os tempos – e fará seu cérebro explodir

    É disso que se trata A Máquina do Tempo

    Nova York por volta de 1900: O talentoso cientista e inventor Alexander Hartdegen (Guy Pearce) na verdade só tem uma coisa em mente: seu trabalho. Aproximadamente. Ele passa o resto do tempo com Emma (Sienna Guillory), mas sua amada é assassinada na rua por um batedor de carteiras. Raiva e tristeza guiam Hartdegen por quatro anos enquanto ele se prepara obsessivamente para completar sua maior invenção – uma máquina do tempo.

    Quando consegue, ele viaja no tempo e quer impedir o assassinato de Emma. Em vão. Frustrado, Alexander viaja para o futuro e encontra uma civilização completamente nova no ano 3800: os temíveis Morlocks no subsolo e os pacíficos Eloi na superfície. Pouco antes de Alexander querer deixar o futuro novamente, ele descobre por que os Eloi são constantemente atormentados pelo medo. À noite, as feras brutais invadem e arrastam os Eloi para o subsolo. O cientista quer descobrir o que acontece com os sequestrados.

    O tempero está na brevidade

    Warner Bros.

    O fato de A Máquina do Tempo ser um material incrivelmente atemporal pode ser visto pelo fato de que as pessoas ainda hoje estão tão longe das viagens no tempo quanto estavam em 1895 ou 1960. O longa trata de dar rédea solta à sua imaginação. Para deixar as coisas correrem – e é isso que acontece. Isso cria algumas sequências verdadeiramente impressionantes visualmente. Acima de tudo, a viagem de Alexander ao ano de 2037 deve ser mencionada neste ponto: é aqui que a lua entra em colapso, e que Simon Wells usa para encenar um puro cinema de desastre.

    Por outro lado, a segunda metade do filme perde um pouco o brilho. Quando Alexander chega ao mundo dos Morlocks e Eloi, as fotos da paisagem podem ser emocionantes, mas os próprios Morlocks têm uma aparência quase trágica. Além disso, você não se envolve particularmente emocionalmente com o que está acontecendo, o que também se deve ao fato dos atores não mostrarem o seu lado mais carismático. De qualquer forma, não está totalmente claro por que Alexandre arrisca a vida.

    Em contraste com o original, A Máquina do Tempo não apresenta quaisquer ideias inteligentes de crítica social, mas vê-se como puro cinema de entretenimento – e isso funciona. Se você olhar para o cenário de grande sucesso de hoje, dificilmente haverá filmes com duração inferior a duas horas. O longa, por outro lado, tem 95 minutos nítidos – e os preenche com um ritmo acelerado e uma agradável sensação de contar histórias. E a última cena, acompanhada pela magnífica composição de Klaus Badelt, pode até causar arrepios.

    A Máquina do Tempo
    A Máquina do Tempo
    Data de lançamento 19 de abril de 2002 | 1h 35min
    Criador(es): Simon Wells
    Com Guy Pearce, Samantha Mumba, Jeremy Irons
    Usuários
    3,6

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top