Minha conta
    Hoje à noite em família: Lançado há 54 anos, esse filme da Disney embalou a infância de milhões de espectadores
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    (Re)descubra Aristogatas, um clássico genuíno do estúdio Disney feito no início dos anos 70, cujas canções jazzísticas ainda ressoam alegremente em nossas memórias de cinéfilos.

    Em 1910, em sua luxuosa residência parisiense, Madame de Bonnefamille convoca seu amigo, o tabelião Georges Hautecourt, para pedir-lhe que redigisse seu testamento. Edgar, o leal e dedicado mordomo da casa, estava convencido de que seria o único beneficiário da fortuna, já que sua patroa não tinha herdeiros.

    Mas, para sua consternação e contra todas as suas expectativas, a milionária decide deixar seu dinheiro para seus gatos, a quem ela ama acima de tudo. A bela e distinta Duquesa e seus três gatinhos, Marie, Toulouse e Berlioz, criados para se tornarem verdadeiros "gatos aristocratas", devem, portanto, herdar o patrimônio de sua dona antes de Edgar. Para evitar que isso aconteça, o mordomo decide fazer de tudo para que os gatos desapareçam.

    Iniciado por Walt Disney alguns anos antes de sua trágica morte, o projeto Aristogatas infelizmente teve que lidar com a agitação causada por sua morte. Porém, mesmo 54 anos depois, as piadas e estilo de animação típico do estúdio na época não perderam nem um pouco seu charme, de fato, o tempo só engrandeceu este longa que por vezes é deixado de lado em comparação a outros mais celebrados.

    Walt Disney Pictures

    Apesar disso, o filme se beneficiou de seus últimos lampejos de inspiração e foi levado em mãos por seus talentosos sucessores. Liderado pelo brilhante Wolfgang Reitherman (que já havia escrito Mogli - O Menino Lobo), esse pequeno grupo transformou Aristogatas em uma peça de ourivesaria digna das joias da era de ouro da Disney.

    Acompanhado por uma trilha sonora excepcionalmente rica e diversificada, o 20º clássico animado do estúdio é, antes de tudo, uma viagem musical. Desde os deliciosos créditos de abertura cantados por Maurice Chevalier até a adorável melodia de Scales and Arpeggios, sem esquecer a irresistivelmente jazzística Ev'rybody Wants to Be a Cat, o filme é construído e organizado em torno de suas canções.

    Walt Disney Pictures

    Orquestrado pelas partituras dos irmãos Sherman, Aristogatas é nada mais nada menos que um encontro musical entre dois mundos que parecem estar em desacordo um com o outro, mas que acabam se unindo nas teclas de um teclado, nas cordas de uma harpa ou nas válvulas de um trompete.

    Além de suas qualidades orquestrais, o filme também é servido por um elenco de personagens absolutamente irresistíveis, tão engraçados quanto cativantes. Entre eles estão a delicada Duquesa, o ousado Thomas O'Maley, o comovente Roquefort e, é claro, o vilão Edgar, cujas desventuras farão você rir alto do início ao fim.

    Um verdadeiro clássico que embalou os primeiros anos de muitos espectadores, Aristogatas é um dos filmes da Disney que você pode apresentar aos seus filhos desde cedo e pode ter certeza de que se divertirá tanto quanto eles.

    Aristogatas, de 1970, está disponível para streaming no Disney+.

    Aristogatas
    Aristogatas
    Data de lançamento 20 de fevereiro de 1971 | 1h 15min
    Criador(es): Wolfgang Reitherman
    Com Phil Harris, Eva Gabor, Sterling Holloway
    Usuários
    4,0
    Assista agora em Disney +

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top