Minha conta
    “Não serei cúmplice disso”: Ao descobrir o final deste clássico da Disney, um rockstar famoso obrigou o estúdio a mudar seus planos
    Rafael Felizardo
    Rafael Felizardo
    -Redator | Crítico
    Sonhador desde pequeno e apaixonado por cinema de A a Z, encontrou em David Lynch um modo de sonhar acordado.

    O astro ficou descontente com um ponto específico ao fim da trama.

    Assinado no início dos anos 2000 por Mark Dindal e considerado por muitos espectadores como um dos clássicos mais cômicos da Disney, A Nova Onda do Imperador conta a história de um governante extremamente egoísta e cheio de si que planeja construir sua nova mansão de férias no lugar onde existe uma linda vila.

    Entretanto, seus planos são frustrados quando o monarca é traído por sua conselheira e acaba transformado em lhama, precisando aprender valores como humildade e confiança para retornar à verdadeira forma.

    Buena Vista Pictures

    Apesar de ter conquistado o público, o que muitos não sabem é que a animação passou por bastidores turbulentos. Inicialmente concebido como uma obra mais séria - aos moldes de Pocahontas -, o longa-metragem começou a mudar sua trajetória quando perdeu o até então co-diretor, Roger Allers, restando apenas Mark Dindal.

    Sozinho no comando do navio, Dindal decidiu então transformar a produção em uma uma comédia totalmente maluca, com o roteiro sendo consideravelmente revisado para se tornar a história que conhecemos hoje… bem, exceto por um pequeno detalhe: o fim da trama.

    Segundo o Collider, o final original de The Emperor's New Groove (no original) apresentava a ampla destruição de uma floresta tropical, mas o astro do rock, Sting, compositor de diversas músicas do longa, discordou veementemente devido ao seu ativismo ecológico e dedicação à proteção dos direitos dos povos indígenas.

    Ciente de suas convicções, o artista deu um ultimato ao estúdio:

    “Eu escrevi uma carta para eles e disse o seguinte: ‘Se você fizer isso, estou renunciando porque isso é exatamente o oposto do que defendo. Passei 20 anos tentando defender os direitos dos povos indígenas e vocês estão apenas marchando sobre eles para construir um parque temático. Não serei cúmplice disso.'”

    Assim, a sequência final da animação foi modificada por Dindal, chegando ao resultado que conhecemos hoje. No fim das contas, Disney, Sting e público saíram todos felizes.

    A Nova Onda do Imperador
    A Nova Onda do Imperador
    Data de lançamento 29 de dezembro de 2000 | 1h 18min
    Criador(es): Mark Dindal
    Com David Spade, John Goodman, Patrick Warburton
    Usuários
    4,3
    Assista agora em Disney +

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top