Minha conta
    "Agi como um idiota”: Como Jean-Claude Van Damme rejeitou um grande contrato por tentar imitar Jim Carrey
    Rafael Felizardo
    Rafael Felizardo
    -Redator | Crítico
    Sonhador desde pequeno e apaixonado por cinema de A a Z, encontrou em David Lynch um modo de sonhar acordado.

    O sucesso subiu à cabeça do astro após uma ficção científica dos anos 1990.

    Se tivermos que nos referir a um grande ícone ocidental dos filmes das lutas impossíveis, este seria Jean-Claude Van Damme. Graças a títulos como O Alvo, Soldado Universal, O Grande Dragão Branco e mais, o belga deixou a cidade de Bruxelas para ganhar o mundo, carregando com ele uma legião apaixonada de fãs.

    Entretanto, é possível dizer que nem tudo em Hollywood é atraente - e Van Damme sabe perfeitamente disso. No auge da carreira, o astro tomou uma decisão que poderia ter enterrado seu futuro; tudo na tentativa de imitar o sucesso de um comediante em ascensão: Jim Carrey.

    "Eu não era italiano o suficiente para eles": Sylvester Stallone foi rejeitado de um dos melhores filmes de todos os tempos

    A QUEDA DE VAN DAMME

    Universal Pictures

    No ano de 1994, Van Damme protagonizou Timecop - O Guardião do Tempo, um filme que levou pouco tempo para se tornar popular. Só nos Estados Unidos, a obra arrecadou mais de 100 milhões de dólares, colocando o jovem ator como uma das estrelas da época.

    Assim, a Universal Pictures fez-lhe uma ligação, oferecendo 12 milhões de dólares por um contrato de três filmes futuros - ao que o astro recusou. Ele justificou afirmando que somente aceitaria o trabalho se fosse recompensado como Jim Carrey, que havia ganhado 20 milhões para protagonizar a comédia, O Máskara.

    “Você sabe, não era por causa do dinheiro”, começa Van Damme durante uma entrevista para o The Guardian. “Eu estava fazendo filme após filme e, entre os trabalhos, fazia comerciais. Estava cansado. Tudo que eu tocava estava ganhando dinheiro. Jim Carrey estava recebendo uma fortuna. E eu queria brincar com o sistema. Agi como um idiota. Ridículo”, acrescenta.

    Na conversa, o ator ainda revela que após a Universal desligar telefone, o colocou em uma espécie de “lista de proibições”. Seu nome então foi boicotado em inúmeras produções da companhia, na tentativa de minar seu prestígio. Futuramente, Van Damme retornaria ao gênero de ação cinematográfico, participando de Street Fighter - A Última Batalha, Golpe Fulminante, Os Mercenários 2 e outros.

    Timecop - O Guardião do Tempo
    Timecop - O Guardião do Tempo
    Data de lançamento 1994 | 1h 40min
    Criador(es): Peter Hyams
    Com Jean-Claude Van Damme, Mia Sara, Ron Silver
    Usuários
    3,9

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top