Minha conta
    Fim do mistério? Há uma teoria que explica o que REALMENTE aconteceu com este personagem de Saltburn
    Evelyn Souza
    Evelyn Souza
    Conquistada pela cultura pop, Evelyn adora assistir e discursar sobre filmes teens, de todas as gerações, e aqueles que quase ninguém ouviu falar. Além de ser dorameira e tentar usar seu coreano ínfimo em todas as oportunidades.

    O filme de Emerald Fennell é muito inteligente ao deixar no ar diversas incógnitas que nos prendem.

    O filme revolucionário das últimas semanas é Saltburn. Lançado em dezembro de 2023 no Prime Video, o longa se tornou um fenômeno viral nas redes sociais e uma experiência que, com toda certeza, você não esquecerá por muito tempo. Parte do seu sucesso vem das imagens marcantes que a produção nos proporciona - é difícil esquecer a cena do túmulo - mas também funciona o fato de a realizadora, Emerald Fennell, ter deixado algumas incógnitas no ar.

    Numa jogada inteligente da sua parte, ela encerrou a história de tal forma que o espectador tem de completar alguns fragmentos do resultado com a sua própria imaginação e capacidade de observação. Um dos grandes mistérios que permanecem sem resposta é o destino do pai de Felix (Jacob Elordi). O que aconteceu com ele? Felizmente, a internet está repleta de teorias e detalhes.

    ATENÇÃO: SPOILERS DE SALTBURN ABAIXO

    Esta é a mistura que Barry Keoghan engoliu na polêmica cena da banheira de Saltburn: “Ele não se conteve”

    Vamos recapitular um pouco: quando Oliver (Barry Keoghan) chega em Saltburn e conhece os Cattons, ele percebe que quer ter aquela vida e se propõe a consegui-la a qualquer custo. Para conseguir isso, ele primeiro mata as duas crianças, Felix e Venetia (Alison Oliver). O filme diz explicitamente que Oliver participou da morte de ambos, mas depois ficamos sabendo da morte dos dois pais, Sir James (Richard E. Grant) e Elspeth (Rosamund Pike), que chegam de forma diferente.

    Oliver desconecta Elspeth do respirador que a mantém viva, mantendo a mansão que ele esperava há tanto tempo, mas como ocorre a morte de James? É isso que a diretora não explica com tanta clareza.

    Oliver esperou uma década para terminar seu plano

    Após a morte de Felix e Venetia, Sir James percebe que sua esposa desenvolveu uma espécie de relacionamento de dependência com Oliver, então ele acaba com isso. Ele pede ao jovem que deixe Saltburn em troca de uma quantia em dinheiro. Não sabemos se ele aceita ou não, mas é claro que ele sai da mansão por zombaria do serviço.

    AMazon MGM Studios

    Muito mais tarde, Oliver lê no jornal que Sir James morreu e coincidentemente reencontra Elspeth em um café perto da casa para onde ela acabou de se mudar. Isso faz com que ele retome o relacionamento com ela, continue aproveitando sua fortuna e, finalmente, consiga herdar a casa.

    Claro, nada é coincidência. O personagem de Keoghan esperava pelo fim de James há anos. Presumimos que ele cometeu suicídio, pois Elspeth diz "estou surpresa que ele tenha esperado tanto", possivelmente aludindo ao fato de que ele demorou muito para tirar a própria vida após a morte de seus filhos. Outra opção é que ele morreu de doença.

    De qualquer forma, ao ver a notícia dos jornais, Oliver sabe que é o momento perfeito para se aproximar da mulher, que estará vulnerável e aberta ao seu carinho. Seu encontro com ela não é coincidência e ele certamente sabia que ela iria tomar um café.

    A história da morte de Elspeth é um pouco mais ambígua. Ela claramente está com uma doença grave e morre porque o jovem a tira do respirador, mas como ela fica tão doente em tão poucos meses? Para muitos usuários de redes sociais, o que os deixou doentes foi o COVID. Na cafeteria vemos os garçons usando máscaras, um detalhe sutil, mas muito específico para explicar que estão em período de pandemia e Elspeth, claro, prefere não usar proteção.

    Portanto, Oliver não teve nada a ver com a morte de Sir James, mas esperou pacientemente que isso acontecesse e assim que teve oportunidade retornou para Saltburn.

    Saltburn
    Saltburn
    Data de lançamento 22 de dezembro de 2023 | 2h 07min
    Criador(es): Emerald Fennell
    Com Barry Keoghan, Jacob Elordi, Rosamund Pike
    Usuários
    3,6
    Adorocinema
    3,5
    Assista agora

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top