ATENÇÃO: ESSE TEXTO CONTÉM SPOILERS DE VIDAS PASSADAS
Os fãs das grandes histórias de amor do cinema, ao primeiro contato com o enredo de Vidas Passadas, de Celine Song, podem ter encontrado semelhanças com obras como a trilogia Antes do Amanhecer, de Richard Linklater:
Um jovem casal estabelece uma conexão profunda, todavia, o destino os direciona para caminhos opostos. Até que o mesmo destino, decide colocá-los frente a frente novamente, oferecendo a oportunidade perfeita para, enfim, viverem aquele amor. Mas Vidas Passadas, definitivamente, não é (só) sobre isso.
Barbie: Por que todo mundo está revoltado - e com razão - sobre as esnobadas de Greta Gerwig e Margot Robbie no Oscar 2024 (Opinião)O drama, indicado ao Oscar 2024 de Melhor Filme e Roteiro Original, conta a história de Nora (Greta Lee) e Hae Sung (Teo Yoo), dois amigos de infância que acabam se separando quando a família de Nora decide sair da Coreia do Sul e se mudar para a cidade de Toronto.
Vinte anos depois, os dois amigos se reencontram em Nova York, enquanto confrontam noções do amor, destino e as escolhas que fizeram na vida - incluindo o casamento de Nora com o escritor Arthur (John Magaro).
O triângulo amoroso
Escolher é também, perder. Ao sair da Coreia e trilhar seu próprio caminho, Nora renunciou a uma vida inteira que poderia ter tido - e nunca terá. Mas, diferentemente de histórias como Antes do Amanhecer, Nora se sente confortável com a vida que construiu, inclusive, também por estar ao lado de Arthur.
Arthur, por sua vez, se vê envolvido na história de Nora e Hae Sung, mas a dinâmica entre os três subverte o triângulo amoroso convencional. Mesmo inseguro e com ciúmes, não há disputa. Arthur entende que, há camadas pessoais da vivência de Nora que são inacessíveis. Tanto sua relação com a Coreia, quanto seu vínculo com Hae Sung.
Celine Song, de forma cuidadosa, desconstrói um estereótipo romântico do cinema, adicionando empatia e maturidade ao personagem Arthur. E através de diversas demonstrações de afeto por Nora, ele oferece o conforto que ela precisa, para lidar com esta figura do passado, que de certa forma, a assombra.
Tão certo quanto o amor entre Nora e Hae Sung, está o amor entre Nora e Arthur. E mesmo na dureza da vida, eles encontram, um no outro, um porto seguro.
Vidas Passadas está em cartaz nos cinemas.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!