Minha conta
    O silêncio e as coisas não ditas: Vidas Passadas pode ser um filme doloroso, e diretora explica sua intenção ao gerar desconforto
    Giovanna Ribeiro
    Giovanna Ribeiro
    -Redatora
    Aprendeu com Amélie Poulain a ir ao cinema sozinha às sextas e observar a reação do público. Mas, no fundo, queria mesmo era ser o Rocky Balboa.

    O longa-metragem explora a conexão profunda entre Nora (Greta Lee) e Hae Sung (Teo Yoo). Os dois confrontam noções de amor, destino e as escolhas que fizeram na vida.

    Vidas Passadas estreia em breve nos cinemas brasileiros, após passagens celebradas por grandes festivais de cinema do mundo - de Berlim ao Festival do Rio. No longa-metragem de estreia da sul-coreana Celine Song, acompanhamos dois amigos de infância: Nora (Greta Lee) e Hae Sung (Teo Yoo). Nutrindo uma conexão profunda, eles acabam se separando quando Nora emigra com a família da Coreia do Sul para o Canadá.

    Vinte anos depois, os dois velhos amigos se veem diante de um reencontro difícil. E mesmo atravessado por diálogos dolorosos, um grande destaque do filme são, justamente, seus momentos de silêncio e suspensão. Podemos observar essas duas pessoas, tão diferentes, que, ao mesmo tempo, encontram uma na outra, um lugar extremamente familiar. E como quase tudo no cinema, esse efeito é totalmente proposital.

    A intimidade e o estranhamento

    A24

    Para a diretora e roteirista Celine Song, Vidas Passadas precisava ser difícil. Ela revela à Variety: “Da forma como esses silêncios têm que funcionar, precisamos saber o que foi dito antes e depois. Não existe uma linguagem literal, mas existe a linguagem que está acontecendo em suas performances, em seus rostos”.

    Há um nível em que isso deve ser desconfortável. É para parecer que essas duas pessoas não são do mesmo mundo – e não são

    Nora saiu da Coreia. Hae Sung ficou. Neste reencontro, ambos encaram, na imagem do outro, aquilo que poderiam ter sido. A vida que poderiam ter tido. Tentando compartilhar o que são hoje, persiste o incômodo. Sufocados por esse amor inconfessável, que existe - e definitivamente existe, porque eles sentem - e nunca encontrou o tempo e lugar necessários, para ser, efetivamente, vivido.

    Vidas Passadas, cotado ao Oscar, estreia em 25 de janeiro nos cinemas. O AdoroCinema já viu, e você confere nossa crítica aqui.

    Vidas Passadas
    Vidas Passadas
    Data de lançamento 25 de janeiro de 2024 | 1h 46min
    Criador(es): Celine Song
    Com Greta Lee, Yoo Teo, John Magaro
    Usuários
    4,2
    Adorocinema
    4,5
    Ver sessões

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top