Minha conta
    O filme mais amaldiçoado da história será finalmente lançado 52 anos depois de ter sido feito: "Ninguém jamais o verá porque tenho vergonha"
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    Jerry Lewis será a atração principal do maior evento cinematográfico de 2024.

    Há vários filmes que alcançaram um status mítico por diferentes motivos. Alguns porque são muito bons, mas também porque a versão completa nunca foi vista ou porque desapareceram há tanto tempo que não há mais ninguém vivo que possa apreciá-los. No entanto, hoje é hora de falar sobre um caso muito especial, pois um filme que foi filmado há 52 anos, mas permaneceu inédito, finalmente será lançado: The Day the Clown Cried.

    Escrito, dirigido e estrelado por Jerry Lewis, The Day the Clown Cried conta a história de um palhaço alemão que é preso em um campo de concentração por fazer piada com Hitler. Lá, ele recebe a desagradável tarefa de enganar crianças judias para que caminhem para a morte. Uma premissa impressionante, mas, em princípio, não é o motivo pelo qual o filme nunca foi lançado.

    "Foi ruim porque perdi a magia"

    Jerry Lewis/Rune Ericson

    A verdade é que surgiram problemas durante a produção do filme, principalmente no relacionamento de Lewis com o produtor Nat Wachsberger. Aparentemente, este último não cumpriu suas obrigações financeiras, o que causou vários problemas e um confronto entre os dois que levou Lewis a abandonar a edição do filme e sair com uma versão incompleta de The Day the Clown Cried.

    Um dos principais problemas que Lewis teve, como ele mesmo declarou em suas memórias, foi que os cheques de Wachsberger foram devolvidos e ele teve que pagar o dinheiro do próprio bolso, o que o fez perder 2 milhões de dólares na época.

    O mito em torno de The Day the Clown Cried continuou a crescer com o passar dos anos, especialmente quando Harry Shearer, um dos dubladores de Os Simpsons que disse em 1992 que tinha visto a montagem inacabada de Lewis e que era um "objeto perfeito", mas também que "é tão drasticamente errado, seu pathos e comédia tão descontroladamente fora de lugar, que você não poderia, em sua fantasia de como poderia ser, melhorar o que realmente é".

    Jerry Lewis/Rune Ericson

    Tudo isso não convenceu Lewis a lançá-lo, e um vazamento de alguns minutos de filmagem em 2013 provocou uma resposta retumbante da parte dele - embora em sua autobiografia publicada em 1982 ele tenha afirmado que era "um filme que deve ser visto":

    É ruim, e foi assim porque eu perdi a magia. Ninguém jamais o verá porque tenho vergonha do meu trabalho ruim.

    No entanto, algo aconteceu, embora não se saiba o que, que fez Lewis mudar de ideia e entregar uma cópia à Biblioteca do Congresso em 2014, mas com uma condição obrigatória: não poderia ser exibido de nenhuma forma até 2024.

    Jerry Lewis/Rune Ericson

    Infelizmente, Lewis faleceu em 2017, aos 91 anos de idade, e por isso não poderá ver a reação do público que poderá assistir ao filme em breve. Ainda não se sabe quantos espectadores terão acesso a ele, mas está claro que a apresentação de The Day the Clown Cried, mesmo em uma montagem incompleta, promete ser um evento e tanto.

    Na época, foi dito que a primeira exibição do filme aconteceria no National Center for Audiovisual Preservation, na Virgínia, mas essa informação foi divulgada em 2015, então isso pode ter mudado. Se seguirmos esse plano original, The Day the Clown Cried estará disponível a partir de junho deste ano de 2024 para os acadêmicos que quiserem acessá-lo lá, e também está planejado para ser exibido em um cinema de 207 lugares. Além disso, tudo é especulação.

    The Day the Clown cried
    The Day the Clown cried
    Criador(es): Jerry Lewis
    Com Jerry Lewis, Lars Amble, Jonas Bergstrom

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top