Minha conta
    O problema de Matrix que há 25 anos gera dúvidas entre os fãs deste impressionante filme de ficção científica
    Bruno Botelho dos Santos
    Bruno Botelho dos Santos
    -Redator | crítico
    Bruno é redator e crítico do AdoroCinema, que divide seu tempo na cultura pop entre tomar susto com os mais diversos filmes de terror, assistir os clássicos do cinema ou os grandes blockbusters e enaltecer o trabalho de David Lynch e Stanley Kubrick.

    Matrix é um dos maiores clássicos de ação e ficção científica, mas tem um problema que muitos fãs ainda não entendem ou concordam.

    Ninguém pode duvidar que Matrix é um dos filmes de ficção científica mais importantes dos últimos 25 anos. O longa estrelado por Keanu Reeves já fazia enorme sucesso na época de seu lançamento, o que deu origem a duas sequências que chegaram muito tempo antes do divisivo Matrix: Resurrections. Porém, o que nos interessa hoje é o primeiro filme, especificamente um detalhe que há muito tempo incomoda seus fãs.

    Matrix
    Matrix
    Data de lançamento 21 de maio de 1999 | 2h 15min
    Criador(es): Lana Wachowski, Lilly Wachowski
    Com Keanu Reeves, Laurence Fishburne, Carrie-Anne Moss
    Usuários
    4,6
    Assista agora em Max

    O problema do filtro verde na trilogia Matrix

    Os maiores fãs de Matrix com certeza lembram que as Wachowski optaram pela cor azul para destacar quando os personagens estavam no mundo real e verde para quando estavam em Matrix. O verdadeiro problema surgiu após a estreia do filme nos cinemas, dando início a uma odisséia que até levou alguns a preferir uma versão do filme visivelmente diferente daquela originalmente lançada nos cinemas.

    Warner Bros. Pictures

    Para seu lançamento inicial em DVD, Laserdisc e VHS, optou-se por reduzir muito a presença do verde no que parecia uma tentativa de conferir ao filme maior neutralidade visual naquele momento. Por mais avançados que qualquer um dos formatos nos tenha parecido em 1999, todos apresentavam claras limitações no que diz respeito a refletir o que o filme realmente era, algo que tinha de ser aceita, mas que também pode começar a mudar no mente do espectador, sua concepção visual de Matrix.

    Talvez por consequência disso, em 2004 foi lançada uma remasterização em DVD do primeiro filme, o que complicou tudo ainda mais. Essa versão foi visualmente um desvio notável do que estava disponível até então, pois o uso do filtro verde foi levado ao outro extremo, superando em muito o seu uso um pouco mais sutil que as Wachowskis haviam usado na versão vista nos cinemas.

    O que significa o misterioso código de Matrix? Existe uma explicação na vida real que nunca poderíamos imaginar

    No entanto, as Wachowskis estiveram envolvidos nessa remasterização, então pode-se pensar que sempre foi isso que elas buscaram. A participação do diretor de fotografia Bill Pope também parecia destinada a resolver o debate. Isso estava longe de ser o caso, já que esta remasterização foi acusada de realçar excessivamente os verdes, a ponto de cair na saturação excessiva. Algo talvez motivado por querer aproximar visualmente do tom mais intenso que usaram em Matrix Realoaded e Matrix Revolutions . Afinal, sua apresentação aconteceu como parte de um pacote deluxe com toda a trilogia.

    Em 2018, ano de apresentação da versão 4K de Matrix, foi feita uma nova remasterização também supervisionada por Pope. Uma de suas principais diferenças em relação ao anterior é que o uso do filtro verde foi amenizado, mas deixando-o mais presente do que na primeira versão, embora nem isso tenha levado a uma unanimidade sobre o assunto.

    Warner Bros. Pictures

    Alguns argumentam que o verde mais marcado no primeiro blu-ray ajuda a destacar mais o fato dos personagens estarem na Matrix, mas para outros é um exagero e o suficiente para destacá-lo com clareza, de forma mais simples, mas que não passa despercebido. Infelizmente, as Wachowski nunca entraram totalmente neste debate, mas na campanha promocional do filme revelaram numa entrevista que o uso do verde foi totalmente deliberado e que "era todo um motivo inspirado no verde fósforo dos antigos PCs".

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top