Minha conta
    8 obras-primas de ficção científica que Ridley Scott colocou em movimento, mas NÃO dirigiu: Filme com Arnold Schwarzenegger era uma promessa
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    É uma pena que nunca veremos suas versões de Eu sou a lenda, com Arnold Schwarzenegger, ou Admirável mundo novo, com Leonardo DiCaprio.

    O lançamento de Napoleão trouxe Ridley Scott de volta à vanguarda de Hollywood, um diretor incansável que agora está concentrando seus esforços na conclusão de Gladiador 2. O autor de O Último Duelo deixou vários filmes por fazer ao longo de sua carreira e hoje vamos nos concentrar naqueles que entrariam no gênero de ficção científica.

    Não nos esqueçamos de que Scott está por trás de títulos míticos como Alien, o 8º Passageiro ou Blade Runner e, a seguir, vamos analisar as oito obras-primas da ficção científica que ele colocou em movimento, mas que acabou deixando de lado por diferentes motivos.

    Alien 5 escrito por James Cameron

    O que parecia ser um projeto dos sonhos para muitos não foi adiante porque a Fox preferiu dar luz verde a Alien vs. Predador. Totalmente incompreensível, considerando que Scott iria dirigi-lo a partir de um roteiro de James Cameron. Qualquer estúdio teria matado por um novo filme em que os dois grandes responsáveis por Alien colaborassem, mas não a Fox.

    A propósito, anos mais tarde, Alien Covenant 2 também foi deixado em aberto, mas mesmo com um exercício supremo de otimismo, não vejo a possibilidade de se tornar uma obra-prima.

    Blade Runner 2

    Warner Bros.

    Scott estava interessado em fazer uma sequência de Blade Runner há anos, mas foi em 2011 que foi anunciado oficialmente que ele havia assinado o contrato para assumir a direção. Infelizmente, um compromisso anterior com Alien Covenant fez com que Scott tivesse que abandonar o filme e ele foi deixado nas mãos de Denis Villeneuve, que acabou dando forma a Blade Runner 2049.

    Ainda assim, Scott participou do filme, fazendo várias contribuições não creditadas para o roteiro, embora anos depois ele tenha confessado que se arrependeu de não ter dirigido o filme. Veremos se ele terá a chance de se vingar, mesmo que só um pouco, com a minissérie Blade Runner 2099, embora até o momento apenas sua participação como produtor tenha sido confirmada.

    Caminhos de Sangue

    Em 2011, foi anunciado que Scott dirigiria uma adaptação do romance distópico de Moira Young sobre uma jovem cujo irmão é aprisionado por cavaleiros misteriosos que também tiram a vida de seu pai, o que a deixa arrasada, mas ela fará de tudo para encontrar seu irmão. O filme deveria ter sido roteirizado por Jack Thorne (Enola Holmes), mas o projeto não foi levado adiante e foi definitivamente enterrado após a compra da Fox pela Disney.

    Duna

    Universal Pictures

    Em apenas alguns meses poderemos ver Duna: Parte 2, de Denis Villeneuve, mas no caso de Scott temos que voltar várias décadas, pois ele foi contratado em 1979 para dirigi-lo por Dino De Laurentiis, mas o desenvolvimento demorou tanto que acabou causando sua saída. Bem, isso e o fato de um dos irmãos do cineasta ter morrido inesperadamente de um ataque cardíaco, o que também o ajudou a tomar essa decisão. Nesse caso, o resultado foi que ele saiu para fazer Blade Runner, então não acho que tenhamos perdido.

    Eu Sou a Lenda (com Arnold Schwarzenegger!)

    Todos nós nos lembramos do filme com Will Smith lançado em 2007 e que em breve terá uma sequência estrelada por Michael B. Jordan, mas a verdade é que esse filme estava prestes a ser muito diferente: Scott assinou contrato para dirigi-lo em 1997 com a ideia de Arnold Schwarzenegger dar vida a Robert Neville em sua versão do romance de Richard Matheson, mas o orçamento estimado aumentou tanto que a Warner acabou arquivando o filme.

    Guerra Sem Fim

    Espinof

    O diretor de Hannibal esperou 25 anos para obter os direitos desse romance de Joe Hadelman até conseguir em 2008. A história gira em torno de um grupo de soldados depois que uma raça alienígena ataca colônias humanas. Pouco tempo depois, soube-se que o diretor queria fazer o filme em 3D, e diferentes versões do roteiro foram trabalhadas durante anos, mas nenhuma delas recebeu sinal verde.

    The Train

    20th Century Studios

    Tudo indicava que seria um grande sucessor de Alien, já que Scott voltaria a unir forças com H. R. Giger a partir de um roteiro escrito por Jim Uhls que havia sido descrito como "Alien em um trem".

    O projeto ganhou força no final da década de 1980, mas acabou dando voltas e mudanças intermináveis - chegou a um ponto em que já se parecia mais com uma cópia de Aliens, O Resgate do que como um filme próprio - até ser finalmente engavetado. Scott o abandonou muito antes para se concentrar em Thelma & Louise, enquanto Giger pôde pelo menos usar alguns de seus designs em Experiência.

    Admirável Mundo Novo

    O romance mítico de Aldous Huxley deveria ser transformado em filme, com Scott por trás das câmeras e Leonardo DiCaprio liderando o elenco. Outros projetos levaram o cineasta a engavetar o filme e ele nunca viu a luz do dia.

    É uma pena que essa distopia sobre um futuro em que os seres humanos são divididos em castas, a liberdade de expressão é proibida, os bebês são criados in vitro e uma droga chamada soma ajuda as pessoas a fugir da rotina ainda esteja aguardando sua primeira grande adaptação cinematográfica.

    Alien, o 8º Passageiro
    Alien, o 8º Passageiro
    Data de lançamento 13 de agosto de 1979 | 1h 56min
    Criador(es): Ridley Scott
    Com Sigourney Weaver, Tom Skerritt, Veronica Cartwright
    Usuários
    4,5
    Adorocinema
    4,5
    Assista agora em Star +

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top