Minha conta
    Décadas antes de O Resgate do Soldado Ryan: O primeiro filme de Steven Spielberg sobre a Segunda Guerra Mundial foi uma grande decepção
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    Steven Spielberg se aventurou com um filme sobre a Segunda Guerra Mundial em 1979 mas teve um pouso forçado...

    Steven Spielberg entrou para a história do cinema de guerra com O Resgate do Soldado Ryan e a série da Segunda Guerra Mundial Irmãos de Guerra (que ele co-produziu com Tom Hanks), lançada apenas alguns anos depois, é uma das grandes obras sobre o tema.

    O que quer que você pense de O Resgate do Soldado Ryan, pelo qual Spielberg recebeu seu segundo Oscar de direção em 1999: A inesquecível e envolvente sequência de abertura, que retrata o chamado Dia D, ou seja, o desembarque dos Aliados na Normandia em 6 de junho de 1944, é uma obra-prima técnica - que também rendeu ao filme os merecidos Oscars de Fotografia e Melhor Som.

    Mas, embora O Resgate do Soldado Ryan seja certamente o primeiro filme que vem à mente quando se trata de filmes de guerra do criador de A.I. - Inteligência Artificial, não é de forma alguma sua primeira contribuição para esse gênero. Spielberg já havia se dedicado à Segunda Guerra Mundial em Império do Sol (1987, estrelado por Christian Bale, na época com 13 anos), mas fez da Guerra Sino-Japonesa o cenário de sua história. Já 1941 - Uma Guerra Muito Louca, realizado pelo cineasta em 1979, é ambientado em Los Angeles, que foi abalada pelo ataque a Pearl Harbor.

    Universal Pictures

    Com Tubarão (1975) e Contatos Imediatos do Terceiro Grau (1977), Spielberg acabara de realizar os dois filmes que consolidaram sua reputação como diretor magistral e garantia de sucesso de bilheteria. Depois disso, o jovem diretor estava livre para filmar o que quisesse e, para o espanto de muitos, optou por um filme sobre a Segunda Guerra Mundial em que um coronel desavisado (Warren Oates) causa pânico absoluto na população com seu aviso infundado de um suposto ataque de paraquedas, enquanto os japoneses (incluindo Toshiro Mifune) se preparam calmamente para atacar Hollywood em um submarino.

    O filme foi escrito por Bob Gale e Robert Zemeckis (que mais tarde criaram juntos a trilogia De Volta para o Futuro), e entre os atores estavam pesos pesados da comédia, como Dan Aykroyd (Caça-Fantasmas), John Belushi (Os Irmãos Cara-de-Pau) e John Candy (Jamaica Abaixo de Zero). Mas nada disso ajudou: Embora 1941 não tenha sido um fracasso colossal, o filme mais caro de Spielberg até hoje ficou muito aquém das expectativas, com uma bilheteria de 94,9 milhões de dólares. E as críticas também foram mais do que mornas: Será que a grande esperança da direção já havia ultrapassado seu auge novamente?

    Universal Pictures

    É claro que o filme também tem qualidades: Entre piadas que, na melhor das hipóteses, são confusas e, na pior, malfeitas, bem como autocitações irritantes que enfatizam a falta de planejamento de Spielberg durante as filmagens, o caos permanente e controlado de 1941 também é repleto de cenários elaborados e truques de encenação virtuosamente cronometrados - entre outras coisas, Spielberg tem uma roda-gigante rolando por Hollywood. No final, no entanto, ficamos com a impressão de um filme estranhamente impessoal de um diretor que pode fazer muito, mas não está familiarizado com seu material - e é provavelmente por isso que ele prefere deixar o gênero de comédia anárquica para outros no futuro.

    Como se sabe, a carreira de Spielberg não sofreu com o fracasso: Apenas três anos mais tarde, ele comemorou seu próximo sucesso global icônico com o primeiro filme Os Caçadores da Arca Perdida, antes de criar uma obra-prima para a eternidade e um dos blockbusters mais intimistas de todos os tempos com E.T. - O Extraterrestre.

    1941 - Uma Guerra Muito Louca
    1941 - Uma Guerra Muito Louca
    1h 58min
    Criador(es): Steven Spielberg
    Com Dan Aykroyd, Ned Beatty, John Belushi
    Usuários
    3,4

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top