Minha conta
    Al Pacino cheirou cocaína de verdade em Scarface? Esta é a verdade por trás das cenas das drogas no filme
    Júlia Barbosa
    Júlia Barbosa
    Criada no palco, sempre foi movida pela arte. Defensora ferrenha de Crepúsculo e Ricardo Darín, fala pelos cotovelos sobre as histórias que vemos nas telas e nos bastidores.

    Clássico do cinema já foi criticado por causa da violência extrema e forte uso de drogas.

    Quando foi lançado, em 1983, Scarface gerou muita polêmica. A comunidade imigrante cubana não gostou de ser associada à figura de Tony Montana, pois eram tratados como criminosos violentos e usuários de drogas, como o personagem. Ao longo do filme, vemos Al Pacino cheirando cocaína várias vezes, criando rumores sobre o uso de substâncias ilícitas no set.

    A cena emblemática do “Diga ‘oi’ para o meu amiguinho” é apenas uma das sequências do longa em que o protagonista parece alucinadamente agressivo. Por conta de sua interpretação visceral, desenvolveu-se um mito em torno do uso de drogas nas gravações, fazendo com que alguns acreditassem que Al Pacino estava realmente chapado de cocaína, mas não foi bem assim.

    Este ator cheirou tanta cocaína em cena que ficou doente – mas ganhou uma indicação ao Oscar

    O que Al Pacino usou em Scarface para simular a cocaína?

    Universal Pictures

    Hoje em dia, o substituto mais comum para simular o uso de cocaína na ficção é o inositol - um pó de vitamina D - ou soro fisiológico desidratado. Porém, nos anos 80, farinha de arroz, bicarbonato de sódio e talco eram inalados pelos atores. No caso de Scarface, Pacino e Michelle Pfeiffer usaram aspiraram leite em pó pelo nariz.

    “Mesmo depois de muitos anos, sinto desconforto ali. Não sei o que aconteceu com meu nariz, mas não é a mesma coisa “, disse o intérprete do traficante Tony Montana, em 2015, sobre os danos que o leite em pó provocou ao seu olfato.

    Mesmo com as polêmicas, o filme se tornou um dos títulos mais emblemáticos sobre o cenário dos gângsters e do narcotráfico. O que muita gente não sabe é que a produção dirigida por Brian De Palma é uma refilmagem de Scarface, originalmente feito por Howard Hawks em 1932.

    Scarface
    Scarface
    Data de lançamento 13 de janeiro de 1984 | 2h 45min
    Criador(es): Brian De Palma
    Com Al Pacino, Michelle Pfeiffer, Steven Bauer
    Usuários
    4,6
    Assista agora

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top