Minha conta
    Já assistiu? Este filme influenciou todo o gênero de terror no cinema, mas MUITA gente ainda não conhece
    Eduardo Silva
    Eduardo Silva
    -Redator
    Jornalista que ama filmes sobre distopias e animes de battle royale. Está sempre assistindo alguma sitcom e poderia passar horas falando sobre Yu Yu Hakusho e Jogos Vorazes.

    Com base em alucinações e na perda de consciência do real e do irreal, este filme de terror é um dos mais influentes de todos os tempos.

    Você conhece o diretor britânico Nicolas Roeg? Sua obra-prima Inverno de Sangue em Veneza, estrelada por Donald Sutherland e Julie Christie, é comumente considerada um dos grandes filmes de terror de sua época, os anos 1970.

    A história é centrada no casal John e Laura Baxter, que tragicamente perde sua filha pequena em um afogamento acidental. Devastados, os dois partem para Veneza, onde John precisa reformar uma igreja que está em ruínas.

    Enquanto está lá, Laura conhece duas irmãs misteriosas que dizem poder fazê-la se comunicar com a filha morta. John não vê isso com bons olhos e se preocupa com a saúde da esposa, ao mesmo tempo em que percebe que pode estar sendo seguido por uma pessoa vestida de vermelho.

    O aspecto de “investigação” realizado por John para identificar a figura de vermelho lembra o gênero cinematográfico Giallo, uma forma quase experimental de suspense policial que estava em voga na Itália na época. E o aspecto espiritualista e de ocultismo está mais próximo da atmosfera dos filmes de fantasia feitos pela empresa Hammer, que estava em declínio.

    StudioCanal

    Quanto às influências, é isso, mas qual é a personalidade específica de Inverno de Sangue em Veneza?

    Prenunciando o cinema de Brian De Palma e fazendo referência a um tema caro a Hitchcock, o filme de Nicolas Roeg questiona a visão e o olho humano. Podemos acreditar no que vemos quando o que vemos é impossível? Os personagens acreditam que podem ver bem se abrirem seus olhos o suficiente? Uma das médiuns que Laura conhece é cega, mas parece ver mais do que os personagens sem essa deficiência.

    StudioCanal

    Inverno de Sangue em Veneza é frequentemente citado por criadores e cineastas por ter deixado uma marca indelével em seus trabalhos. Isso é particularmente verdadeiro para Ryan Murphy (American Horror Story), que é obcecado pelo filme, e para Edgar Wright (Todo Mundo Quase Morto), que adora o filme e sua edição.

    Em 2023, foi eleito o melhor filme britânico de todos os tempos, de acordo com a revista Time Out, que reuniu opiniões de mais de 150 especialistas e escritores de cinema. Infelizmente, o filme não está disponível por streaming no Brasil.

    Inverno de Sangue em Veneza
    Inverno de Sangue em Veneza
    1h 52min
    Criador(es): Nicolas Roeg
    Com Donald Sutherland, Julie Christie, Massimo Serato
    Usuários
    3,5

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top