Após o fracasso de seu último filme, esse icônico estúdio de animação está fazendo demissões em massa. Há 20 anos, ele já estava à beira da ruína
Eduardo Silva
Eduardo Silva
-Redator
Jornalista que ama filmes sobre distopias e animes de battle royale. Está sempre assistindo alguma sitcom e poderia passar horas falando sobre Yu Yu Hakusho e Jogos Vorazes.

O recente fracasso desse filme de animação colocou seu estúdio em uma situação difícil, e ele foi forçado a demitir pessoas. Não é a primeira vez que isso acontece.

A Dreamworks teve alguns bons sucessos nos últimos anos, como Gato de Botas 2: O Último Pedido, em 2022, que arrecadou um total de 484,6 milhões de dólares de bilheteria mundial. No entanto, seu último filme foi um verdadeiro fracasso e está colocando o estúdio em perigo.

Na verdade, em 2023, Ruby Marinho: Monstro Adolescente terá arrecadado apenas 43,8 milhões de dólares para um orçamento de 70 milhões dólares, um déficit considerável. O longa-metragem se tornou um dos menos lucrativos já produzidos, ao lado de Spirit - O Indomável, de 2021. Esse resultado muito ruim forçou o estúdio a tomar algumas decisões infelizes.

A DreamWorks sempre foi uma concorrente da Disney em termos de animação. Entretanto, o estúdio não pode se dar ao luxo de fracassar, ao contrário da Disney, que pode compensar com seus parques temáticos e todas as suas outras receitas.

De acordo com a Variety, a Dreamworks teve que cortar 70 empregos após o fracasso de Ruby Marinho: Monstro Adolescente. Mais ainda, considerariam abandonar o seu próprio estúdio de animação na Califórnia para confiar a tarefa a subcontratados. Uma decisão que ameaça o emprego de muitos outros funcionários. E nada parece estar indo a favor deles.

DreamWorks Pictures

Subcontratação para futuros filmes?

A empresa tem três filmes planejados para 2025: Kung Fu Panda 4, The Wild Robot e um terceiro ainda desconhecido. No entanto, é impossível que todos os três filmes sejam feitos no mesmo estúdio. Portanto, parece claro que a solução de subcontratação já foi adotada. Podemos supor que esse terceiro filme seja um teste estratégico que permita à Dreamworks medir a temperatura em relação a essa alternativa. Erika Burton já anunciou que irá colaborar com a Sony Pictures Imageworks em projetos futuros, e que eles serão autônomos em suas sequências – uma grande mudança artística para a empresa.

Quer ficar sempre por dentro das novidades dos filmes e séries e receber oportunidades exclusivas que só o AdoroCinema pode te proporcionar? Participe do nosso Canal de Transmissão no WhatsApp e torne-se um Adorer de Carteirinha!

facebook Tweet
Links relacionados