Minha conta
    É o filme mais esquecido da Dreamworks e também foi rejeitado pelo público, mas é muito divertido e você pode assistir no streaming
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    Este filme de animação da Dreamworks foi lançado em 2004, mas parece que ninguém mais se lembra dele.

    Não é segredo que a Dreamworks tentou várias vezes imitar os filmes da Disney. Por esta razão, quando a empresa de mouse lançou Procurando Nemo em 2003, uma resposta ao seu sucesso não demorou a chegar. Assim, em 2004 chegava O Espanta Tubarões, um filme que, embora seguisse a temática do fundo do mar, procurava um ar muito mais fresco e atual com um estilo urbano.

    Com um grande elenco tendo vozes como Will Smith ou Angelina Jolie, a verdade é que o filme não se deu mal nas bilheteiras e arrecadou quase 400 milhões de dólares. No entanto, o tempo fez o oposto de filmes como Blade Runner ou O Caldeirão Mágico, e o relegou ao esquecimento.

    Atualmente no Brasil, o longa está disponível no OiPlay e para locação na Amazon. É uma boa oportunidade para trazê-lo à tona.

    O Espanta Tubarões
    O Espanta Tubarões
    Data de lançamento 8 de outubro de 2004 | 1h 40min
    Criador(es): Bibo Bergeron, Vicky Jenson, Rob Letterman
    Com Will Smith, Robert De Niro, Renée Zellweger
    Usuários
    3,9
    Assista agora

    Qual a história de O Espanta Tubarões?

    O Espanta Tubarões nos apresenta uma história de aventura na qual conheceremos Oscar, um peixe que tem sonhos de grandeza e busca ser famoso. Quando, um dia, ele se depara com Lenny, um tubarão que não quer matar peixes, os dois organizam um negócio para que o primeiro seja considerado um herói e o segundo pare de receber pressão de seu pai sobre o que um tubarão deve ser.

    Só com a trama é que percebemos que estamos diante de um filme cheio de humor, embora não chegue a pontos tão ácidos quanto seu companheiro Sherk. Mesmo assim, procurou se firmar entre os jovens do momento com um estilo urbano, com referências ao hip hop e uma representação atual da cidade e dos personagens. A música também ajudou muito nessa perspectiva. Além disso, tudo isso é acompanhado por múltiplas paródias e referências a filmes ou cinema de gângsteres.

    Dreamworks

    Por outro lado, este filme surgiu também como resposta a Procurando Nemo e que se percebe não só na temática dos peixes como protagonistas, mas também na atribuição de um papel de destaque aos tubarões. Se nos lembrarmos do filme da Disney, veremos que eles tiveram um papel fundamental que o público gostou muito. Então, mais uma vez, a empresa não hesitou em pegar a ideia da Disney e torcê-la para adaptá-la ao seu próprio estilo.

    O resultado foi um filme de 1 hora e meia que manteve um ritmo frenético em todos os momentos. Oscar não é apenas um personagem incapaz de ficar calmo, mas também se vê envolvido em todo tipo de situações malucas. É verdade que tenta tocar em algumas questões como o perigo da idealização e o valor das coisas presentes que temos por perto, mas sempre foca em proporcionar uma experiência leve, divertida e desprovida de muito drama.

    Shrek 5: Com elenco original, sequência é finalmente oficializada; spin-off do Burro também pode acontecer

    Podemos dizer que, embora o protagonista seja Oscar, o filme é sustentado pelo conjunto de personagens que o compõem. Desde a dupla de águas-vivas, a Angie, Lola, Lenny, Don Lino ou Sykes, todos eles têm personalidades diferentes e muito marcadas para dar vida a uma fita cheia de cor e ritmo. Em relação a todos eles, há um detalhe muito curioso que tem a ver com o público espanhol.

    Por que o filme foi tão mal recebido na Espanha?

    Acontece que a série espanhola Aquí no hay quien viva estava muito na moda naquela época. Isso fez com que parte da dublagem do VHS fosse realizada pelos atores que dela participavam. Assim, podemos encontrar Fernando Tejero como Oscar, María Adánez como Angie ou Santiago Ramos como Sykes. Acontece que o resultado não agradou nada, chovendo críticas sobre esses atores por seu trabalho e turvando o produto.

    Esse tipo de recepção mista por conta da dublagem pode acontecer, em especial quando celebridades são escolhidas no lugar de atores experientes, como foi o caso de Enrolados lançado em 2010. No entanto, isso com certeza pode variar de país para país, já que no Brasil O Espanta Tubarões ficou marcado na memória de crianças dos anos 2000 justamente pelo excelente trabalho do estúdio carioca Audio Corp. Na sessão dublada, temos Paulo Vilhena, Hélio Ribeiro, Christiane Louise e Clécio Souto.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top