Minha conta
    Levou nove anos para ser lançado, passou por Veneza e chega ao Brasil: Sem Coração é um dos filmes mais honestos sobre a adolescência real
    Nathalia Jesus
    Nathalia Jesus
    -Redatora e crítica
    Jornalista apaixonada por cinema, televisão e reality show duvidoso. Grande entusiasta de dramas coreanos e tudo o que tiver o dedo de Phoebe Waller-Bridge.

    Dirigido por Nara Normande e Tião, o longa-metragem chegou ao Festival do Rio 2023.

    Sem Coração foi exibido no Festival do Rio 2023 pela última vez na noite de sábado (7) e o AdoroCinema esteve lá para conferir. O filme se passa no verão de 1996, no litoral de Alagoas, e é centrado na adolescente Tamara, que está curtindo seus últimos momentos com os amigos antes de ir embora para Brasília. Antes de ir, ela conhece uma garota chamada "Sem Coração", que tem uma cicatriz no peito, uma vida misteriosa e um magnetismo que a gera interesse.

    O filme foi derivado no curta-metragem homônimo lançado em 2014, também inspirado pelas memórias da própria diretora Nara Normande — histórias que seu co-diretor Tião acreditou que daria um ótimo trabalho audiovisual.

    "Era tudo muito fantástico, era tudo real. Eu via muito como imagem, via muito como potência de cinema", contou Tião ao AdoroCinema. "No lugar de alguém que estava de fora do que ela viveu, eu enxergava muita força. Pensei: 'a gente tem que fazer um filme e juntar com outras ideias da gente para construir esse universo'".

    Sem Coração
    Sem Coração
    Data de lançamento 18 de abril de 2024 | 1h 31min
    Criador(es): Nara Normande, Tião
    Com Maya de Vicq, Eduarda Samara, Alaylson Emanuel
    Usuários
    3,2
    Ver sessões (11)

    Eduarda Samara, que interpreta a personagem-titular do longa, também esteve no curta-metragem. Inclusive, ela foi a primeira e única escolha para o papel. "A Sem Coração é uma personagem que tem uma história muito forte. É uma menina que vive com o pai e que já tem essa responsabilidade de, uma forma ou de outra, ajudar o pai a colocar comida dentro de casa", contou.

    É bem distinta da realidade que ela vê das crianças da idade dela, dos adolescentes que estão ali brincando, que estão se divertindo sem essa responsabilidade, sem esse peso de não saber o que vai comer amanhã.

    Além de abordar a adolescência com honestidade e sem julgamento moral, o filme, segundo Nara Normande, não é apenas sobre pessoas, mas também tem Alagoas como um dos pontos mais importantes da trama. "A gente tenta abordar o lugar. Eu acho que o lugar também é muito protagonista dessa história".

    Inclusive, a co-protagonista Maya De Vicq, que dá vida à Tamara, afirmou que sua personagem tem tanto a ver com ela justamente por essa identificação local. "Gravar a Tamara tem muito a ver com a Maya, porque a Maya morou sete anos na Guaxuma — o filme foi gravado na Guaxuma, em Maceió — e tem essas experiências de brincar com os amigos na praia que era uma coisa que eu tinha muito."

    Outro grande nome presente no elenco de Sem Coração é Maeve Jinkings. A princípio, a atriz veterana tinha sido convidada como preparadora de elenco do curta-metragem, filmado há dez anos, até que a história foi ampliada e ganhou mais camadas. Por consequência, ela foi chamada para viver Fátima, mãe de Tamara.

    Foi uma experiência muito bonita, porque eu gosto muito da maneira como ela [Nara] escreve e porque, além da sensibilidade enorme que eles têm, eles não abrem mão de registrar também a dureza da vida, a complexidade desses personagens e suas sombras de uma maneira muito elegante.

    Como preparadora e colega de elenco, Maeve Jenkings não poupou elogios aos integrantes mais jovens da equipe, afirmando que o aprendizado que absorveu deles a trazia "de volta à vida".

    "A maneira como esses adolescentes jovens atores estão se colocando em cena deixa uma integridade muito apropriada do universo deles, com a maneira muito honesta com que a gente falava sobre a vida juntos. A gente aprendia uns com os outros".

    Após nove anos com o projeto em mãos, Nara Normande e Tião levaram Sem Coração para festivais, chegando em Veneza antes mesmo de vir para o Festival do Rio 2023. Aqui no Brasil, o filme ainda não tem data exata de estreia, mas, no debate realizado no último sábado (7), a equipe deu um spoiler de que o lançamento pode acontecer entre janeiro e fevereiro de 2024.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top