Minha conta
    “Só vejo más notícias, a nossa civilização está chegando ao fim”: Uma das grandes promessas do cinema está fechando as portas cedo demais
    Diego Souza Carlos
    Apaixonado por cultura pop, latinidades e karê, Diego ama as surpresas de Jordan Peele, Guillermo del Toro e Anna Muylaert. Entusiasta do MCU, se aventura em estudar e falar sobre cinema, TV e games.

    Xavier Dolan está pronto para deixar a carreira de cineasta para trás.

    Divulgação

    Um dos nomes mais jovens e promissores da indústria cinematográfica, Xavier Dolan chocou fãs, jornalistas e amigos ao declarar sua aposentadoria prematura, aos 34 anos, em julho passado. Na ocasião, o diretor de Mommy e Tom na Fazenda afirmou que o processo de confeccionar filmes é exaustivo demais para o baixo retorno - mesmo com produções aclamadas pela crítica especializada.

    Na nova edição da GQ França, o cineasta voltou a tocar no assunto ao mostrar um tom agridoce com a sétima arte. "Eu não esperava esse desgosto, esse cansaço em mim. Não tenho amargura, mas me desapeguei. Não quero mais dirigir. Sou muito apaixonado pelo meu trabalho para depois me irritar com a falta de paixão e rigor que algumas pessoas dão ao meu filme", afirmou o realizador.

    Com apenas 34 anos, diretor de obra-prima 5 estrelas anuncia aposentadoria: "Quase ninguém vê"

    O depósito emocional do artista em suas obras não corresponde ao esperado clamor do público e, naturalmente, como um mercado há coisas que vão bem e outras nem tanto. "Muita paixão para encarar o fato de que as pessoas não querem viajar para ver meu filme ou se inscrever em um canal para assistir minha série. Não quero mais ser confrontado com essa informação. Hayao Miyazaki disse que fazer filmes só trazia sofrimento. E é verdade [...] não tenho mais interesse. Me interessei quando a urgência do próximo projeto foi tão forte que me fez esquecer o que veio depois."

    Dolan conclui com uma perspectiva negativa sobre os rumos do mundo. “Acho que existe uma correlação entre o meu abandono do cinema e o meu abandono do mundo em geral. Recentemente, fui a Londres filmar um comercial. Normalmente leio o Apple News quando acordo de manhã. Só vejo más notícias, o tempo todo. O mundo está em chamas, a nossa civilização está chegando ao fim.”

    Matthias e Maxime: Para Xavier Dolan, jovens estão mais evoluídos em relação à fluidez de gênero (Entrevista)

    Ele conclui: “O planeta será reconstruído, mas nós, humanos, estamos chegando ao fim de um capítulo. Caminhamos para uma mudança monumental na nossa existência e muitos permanecem em negação. Isso me faz perder a esperança na humanidade. A ideia de fazer um filme para o cinema torna-se subitamente muito ridícula.”

    Ainda é cedo para dizer que Xavier abandonará por completo a carreira de diretor. É possível que ele nunca mais produza nenhum filme, como também é capaz de ser picado pelo “bichinho criativo” num futuro próximo e retorne com uma obra-prima. Ainda que existam tais declarações, dificilmente ele se afastará por completo da indústria, já que continua atuando e dublando em projetos diversos.

    No mais, entre longas divisivos e projetos aclamados de forma unânime, filmes como Amores Imaginários, Matthias & Maxime e É Apenas o Fim do Mundo seguem como alguns dos mais interessantes produzidos ao longo dos últimos anos.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top