Minha conta
    Com apenas 34 anos, diretor de obra-prima 5 estrelas anuncia aposentadoria: "Quase ninguém vê"
    Jefferson Sousa
    Jefferson Sousa
    Jornalista, documentarista e pesquisador de cultura popular. Ama contar e ouvir histórias especiais de pessoas comuns.

    Nos festivais de cinema, Xavier Dolan era reverenciado como uma criança prodígio, mas agora se diz frustrado com o alcance de seus filmes e o estado do mundo.

    Xavier Dolan tinha apenas 19 anos quando estreou na direção com Eu Matei Minha Mãe, baseado em seu próprio roteiro, no qual ele mesmo interpretou o papel principal. O drama foi celebrado em sua estreia no maior festival de cinema do mundo, em Cannes, e outros filmes de Dolan rapidamente se seguiram - um dos primeiros destaques, por exemplo foi Laurence Anyways (2013).

    Eu Matei Minha Mãe
    Eu Matei Minha Mãe
    Data de lançamento 1 de outubro de 2010 | 1h 40min
    Criador(es): Xavier Dolan
    Com Xavier Dolan, Anne Dorval, Suzanne Clément
    Usuários
    4,3

    Embora Dolan não tenha lançado blockbusters superpopulares, seus filmes continuaram a ser selecionados para os principais festivais. Em The Death And Life Of John F. Donovan, por exemplo, trabalhou com estrelas internacionais, como Natalie Portman, Susan Sarandon, Kathy Bates e Kit Harington. Mais recentemente, Matthias & Maxime foi lançado nos cinemas em 2021 (Disponível no Mubi), após sua estreia em Cannes em 2019.

    Kool
    Dolan em 'Tom na Fazenda' (2013)

    "NÃO QUERO PASSAR 2 ANOS EM UM FILME QUE QUASE NINGUÉM VÊ"

    Como parte da turnê promocional da minissérie The Night Logan Woke Up, Dolan disse ao jornal espanhol El País que não faria mais filmes, afirmando não querer mais se comprometer por dois anos com um projeto que quase ninguém vai ver,. Além disso, comentou a falta de alcance de suas obras, que são apresentadas em grande estilo em festivais, mas depois muitas vezes se perdem nos cinemas.

    Não tenho mais desejo nem força, quase ninguém vê o que estou fazendo. Tive muitas decepções.

    Ele também fala sobre a frustração de já ter desenvolvido uma série para o renomado canal de TV pago norte-americano HBO (Dono, entre tantos sucessos, de Game Of Thrones) antes da pandemia do Corona, que depois não deu em nada.

    Na mesma entrevista, no entanto, ele sugere que a situação mundial atual também desempenha um papel. Ele não entende o sentido de contar histórias quando o mundo está desmoronando ao nosso redor. Dolan apresentou principalmente temas LGBTQIA+ em seus filmes, mas agora declarou que tem "medo de uma guerra civil causada pela intolerância".

    É Apenas o Fim do Mundo
    É Apenas o Fim do Mundo
    Data de lançamento 24 de novembro de 2016 | 1h 39min
    Criador(es): Xavier Dolan
    Com Gaspard Ulliel, Nathalie Baye, Léa Seydoux
    Imprensa
    3,1
    Usuários
    3,5
    Adorocinema
    3,0
    Assista agora em MUBI

    Mais recentemente, Dolan também apareceu algumas vezes como ator fora de seus próprios filmes – por exemplo, nas produções de Hollywood Maus Momentos no Hotel Royale e IT: Capítulo 2, bem como no drama histórico francês Ilusões Perdidas. Se ele vai desistir de tudo ou apenas encerrar sua carreira de diretor, ele ainda não revelou.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top