Minha conta
    Apenas um ano depois de Matrix, Carrie-Anne Moss estrelou um fracasso da ficção científica de 80 milhões de dólares que foi completamente esquecido
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    Nem mesmo a estrela de Matrix, Carrie-Anne Moss, conseguiu evitar que o blockbuster espacial Planeta Vermelho fosse à falência um ano depois de Matrix. Ele teve prejuízos enormes e os motivos são óbvios.

    Matrix deu início a um dos maiores hypes da história do cinema em 1999. Todos queriam se parecer com Carrie-Anne Moss e Keanu Reeves, com óculos escuros e casacos de couro descolados. A ficção científica explodiu e Moss fez parte do próximo filme de ação e ficção científica apenas um ano depois: Planeta Vermelho. Mas quase ninguém se lembra dessa aventura espacial.

    Village Roadshow Pictures/Mars Production Pty. Ltd./NPV Entertainment

    Planeta Vermelho, com Carrie-Anne Moss, custou 17 milhões a mais do que Matrix: Por que ninguém se lembra dele?

    Mesmo que você não se importe muito com números, esse cálculo é doloroso: Matrix custou 63 milhões de dólares americanos e arrecadou mais de 460 milhões novamente no cinema. Planeta Vermelho foi ainda mais caro, custando 80 milhões e faturando... 30 milhões nas bilheterias. Isso não é nem a metade do que custou para ser produzido. Mas o que será que deu tão errado?

    Planeta Vermelho não é um filme particularmente bom: o (único) filme do diretor Antony Hoffman deixou muito a desejar tanto em termos de críticas quanto de entusiasmo do público. A coleção de críticos do Metacritic lhe deu míseros 34 de 100 pontos. No IMDb, o longa tem uma classificação ruim de 5,7 de 10. Em comparação, Matrix tem 8,7.

    Planeta Vermelho
    Planeta Vermelho
    Data de lançamento 16 de março de 2020 | 1h 46min
    Criador(es): Antony Hoffman
    Com Val Kilmer, Carrie-Anne Moss, Benjamin Bratt
    Usuários
    3,3

    No entanto, o enredo começa de forma promissora. A colonização de Marte está sendo preparada, pois a Terra logo se tornará inabitável. Em 2057, uma equipe científica precisa ir a Marte para investigar um problema no projeto de grande escala. Depois disso, no entanto, o thriller de ficção científica se perde em acidentes desnecessários, robôs descontrolados, enfeitados com um CGI medíocre e diálogos insossos.

    Carrie-Anne Moss como a comandante Kate Bowman é ótima, mas não consegue compensar a falta de originalidade. Outro sucesso para Moss teria sido bom, já que no início de Matrix ela ainda tinha que servir mesas para manter a cabeça no lugar.

    Apesar do sucesso de Matrix, Carrie-Anne Moss estava sem dinheiro: "Tenho que servir mesas enquanto esse filme enorme é lançado"

    Depois de Matrix, todos queriam mais Matrix: Depois de Matrix, não houve nenhum blockbuster de ficção científica no cinema por um bom tempo. Quase ninguém se lembra de filmes de ficção científica como 13º Andar e Missão: Marte, que vieram no rastro de Matrix. Planeta Vermelho não é exceção.

    Além de os fãs de ficção científica preferirem assistir a Matrix uma segunda vez, Planeta Vermelho teve concorrência direta de Missão: Marte. Este foi lançado apenas alguns meses antes e saciou a sede do público pelo planeta vermelho. Mas mesmo Missão: Marte ficou aquém das expectativas, escreve a revista de cinema Collider. Em 2000, as pessoas simplesmente não estavam interessadas no planeta, mas em realidades artificiais aqui na Terra - e onde comprar aqueles óculos de sol bacanas.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top