Para assistir hoje à noite: O maior e mais nostálgico sucesso de filmes de super-heróis dos últimos anos
Giovanna Ribeiro
Giovanna Ribeiro
-Redatora e Crítica
Aprendeu com Amélie Poulain a ir ao cinema sozinha às sextas e observar a reação do público. Mas, no fundo, queria mesmo era ser o Rocky Balboa.

O último momento onde a ligação da Marvel com o público foi total e inquebrável.

Os últimos anos não têm sido dos mais agradáveis ​​para os filmes de super-heróis, que estão encontrando uma recepção crítica mais dura, e mesmo aqueles que pareciam imbatíveis estão saboreando o gosto amargo do fracasso comercial. À exceção de quando Homem-Aranha: Sem Volta para Casa foi lançado, em 2021, rendendo um grande sucesso de bilheteria nos cinemas como nos velhos tempos pré-pandêmicos.

O multiverso louco de Homem-Aranha

É possível atribuir o status de "excepcional" a este filme da Marvel, que é um festival nostálgico de fan service para quem gosta de assistir às aventuras do Homem-Aranha na tela grande há mais de 20 anos. Em Homem-Aranha: Sem Volta para Casa, Tom Holland e companhia embarcam em um multiverso insano (que já está disponível no streaming).

Sony Pictures Releasing

Após os eventos de Vingadores: Ultimato e a revelação de sua identidade secreta, Peter Parker espera que alguma normalidade seja restaurada em sua vida, para fazer a transição para uma vida universitária. Mas o assédio com ele e seus amigos, justamente por ser o Homem-Aranha, o faz começar a questionar quem ele deveria ser, e como isso afeta o ambiente ao seu redor. Ele pede a ajuda ao Doutor Estranho (Benedict Cumberbatch) para fazer com que todos esqueçam quem ele é, mas acaba abrindo uma fenda no multiverso que traz inimigos do Homem-Aranha de outros universos cinematográficos.

O filme tenta manter o tom leve que caracterizou os outros dois filmes, com Holland no comando, durante a primeira metade, embora falte o frescor e o ritmo que os tornaram eficazes. E então, quando se trata da parte em que tenta ser dramático, parece que as "engrenagens" estão bem ajustadas, mas, ao mesmo tempo, fazendo barulhos estridentes, dando uma sensação artificial.

A Marvel certamente se esforça para mostrar seu poder em grande estilo, tornando possível uma reunião tão comentada (e vazada). Se o filme consegue fazer algo com ela é mais questionável, especialmente com as animações do Aranhaverso já sendo tão espetaculares.

No entanto, o triunfo de Homem-Aranha: Sem Volta para Casa foi inegável. Muitas pessoas celebraram a profecia autorrealizável, sendo capazes de reconhecer elementos do passado e de compartilhar essa nostalgia em grande escala nos cinemas lotados, onde provavelmente não colocariam os pés nem mesmo meses antes da pandemia. Homem-Aranha: Sem Volta para Casa foi um grande evento, que a Marvel pode não ser capaz de repetir.

Homem-Aranha: Sem Volta para Casa
Homem-Aranha: Sem Volta para Casa
Data de lançamento 16 de dezembro de 2021 | 2h 28min
Criador(es): Jon Watts
Com Tom Holland, Zendaya, Benedict Cumberbatch
Imprensa
3,5
Usuários
4,5
Adorocinema
4,0
Assista agora em Sony One

Homem-Aranha: Sem Volta para Casa está disponível na HBO Max.

facebook Tweet
Links relacionados