Minha conta
    “Não devia ter feito aquele filme”: Esta ficção científica foi o pior pesadelo de seu diretor, mas ganhou remake depois
    Ana Pilato
    Ana Pilato
    Fanática por filmes e séries, Ana possui um acervo de informações aleatórias sobre cultura pop e gosta de encarar câmeras imaginárias como se estivesse em Fleabag ou The Office.

    Primeira adaptação cinematográfica deste épico literária foi o maior fracasso da carreira do diretor.

    Duna, de Dennis Villeneuve, se destacou como um dos melhores lançamentos de 2021 - e, agora, a sequência está entre as estreias mais aguardadas do ano que vem. Porém, muito antes do remake, a saga literária de Frank Herbert já havia ganhado uma adaptação para os cinemas pelas mãos do gigante David Lynch. O filme, porém, não agradou nem um pouco o público ou a crítica, e marcou a carreira do diretor como seu maior fracasso.

    A história tinha tudo para ser um grande e revolucionário sucesso, e o próprio Lynch revelou, em entrevista à Far Out, ter se sentido “arrebatado” ao terminar o livro: “Duna era diferente. Tinha caracterizações e profundidade críveis. De muitas maneiras, Herbert criou uma aventura interna, com muitas texturas emocionais e físicas”. Ele estava animado para explorar um gênero diferente - e com um orçamento bem maior -, mas não demorou para que o sonho do diretor virasse um pesadelo.

    Universal Pictures
    Cena de Duna (1984).

    O estilo surrealista de David estava bem longe do que os executivos da Universal Pictures tinham em mente, e quando o diretor entregou sua versão de três horas do filme, o estúdio removeu diversos elementos da narrativa. O resultado final foi um grande compilado de cenas que Lynch planejou para a história, e outras que a Universal exigiu. O diretor chegou a admitir que, quando assinou o contrato, sentiu como se estivesse se vendendo.

    No fim das contas, Duna foi um grande fracasso de bilheteria, e segue, até hoje, como o pior filme da carreira de Lynch: no Rotten Tomatoes, o filme conta com apenas 44% de aprovação. A experiência foi importante, entretanto, já que o diretor voltaria a trabalhar com o protagonista Kyle MacLachlan (Paul Atreides) em Veludo Azul e Twin Peaks.

    Duna quase virou filme com Mick Jagger e Salvador Dalí, mas exigências absurdas impediram a filmagem

    Além da versão de 1984, Duna também ganhou uma série e o remake de 2021 estrelado por Timothée Chalamet. Agora, o longa de Dennis Villeneuve vai ganhar mais um capítulo, intitulado Duna: Parte 2 e previsto para chegar ao Brasil em 14 de março de 2024.

    Duna
    Duna
    Criador(es): David Lynch
    Com Kyle MacLachlan, Jürgen Prochnow, Francesca Annis
    Data de lançamento 28 de setembro de 2018
    Assistir em streaming

    Duna (1984) está disponível nas assinaturas premium do Globoplay e Prime Video.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top