Minha conta
    Há 54 anos acontecia um dos maiores festivais de música e este documentário comprova que não foi o Woodstock
    Maria Santos
    Maria Santos
    Maria Clara decidiu estudar audiovisual para juntar o melhor de todos os mundos. Apaixonada pelo cinema independente e também pelos famosos filmes da sessão da tarde, não dispensa indicações e nem julga um filme pela sinopse.

    Em 2022, Summer of Soul ganhou o Oscar de melhor documentário ao recuperar a história do Harlem Cultural Festival.

    A 160 quilômetros de distância de Woodstock, o evento que marcou para sempre a história da música, outro grande acontecimento marcou gerações de pessoas em um dos bairros mais populosos de Nova Iorque, o Harlem. Era o começo de uma épica e histórica festividade: o Harlem Cultural Festival, que foi recuperado no documentário Summer of Soul (... Ou, Quando a Revolução Não Pôde Ser Televisionada).

    Searchlight Pictures Hulu

    O que aconteceu em Harlem Cultural Festival

    O evento reuniu por um mês inteiro milhares de pessoas - em sua maioria afro-americanos e hispânicos - regado com músicas para celebrar a cultura afro-americana e latina. Importantes nomes da música negra, latina e caribenha de diferentes gêneros e ritmos musicais, como Nina Simone, Stevie Wonder, B.B. King, Sly and the Family Stone, Mahalia Jackson e Mavis Staples, entre outros, manifestaram sua arte no palco.

    Tudo sendo registrado pelo diretor de televisão Hal Tulchin. Porém, nenhuma emissora ou produtora teve o interesse em publicar o material, que ficou retido por 50 anos nas câmeras e também na memória de quem participou dessa grande festividade.

    O impacto de Questlove em Harlem Cultural Festival

    Felizmente, o material foi recuperado pelo cantor, diretor, escritor e produtor Ahmir "Questlove" Thompson, com o intuito de apresentar da forma correta o impacto e a importância desse evento. O documentário foi premiado em importantes festivais do cinema, música e televisão, entre eles, o Oscar de Melhor Documentário no ano de 2022.

    Reunindo artistas e pessoas que estiveram presentes no Harlem Cultural Festival, Questlove montou uma produção que evidencia e compartilha a importância da música, da moda, da política e da existência da população negra e hispânica na década de 60.

    Summer of Soul (...Ou, Quando a Revolução Não Pode Ser Televisionada)
    Summer of Soul (...Ou, Quando a Revolução Não Pode Ser Televisionada)
    Data de lançamento 30 de dezembro de 2021 | 1h 57min
    Criador(es): Questlove
    Com Stevie Wonder, B.B. King, Nina Simone
    Usuários
    3,6
    Assista agora em Star +

    O documentário está disponível no catálogo da Star+.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top