Minha conta
    Astro de Oppenheimer, Cillian Murphy estrelou um dos melhores filmes de ficção científica da década de 2000 e teve que esperar 16 anos por outro protagonista
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    Cillian Murphy foi um dos atores mais empolgantes dos anos 2000, mas Hollywood não acreditava em seu potencial como protagonista. Mais de uma década depois, ele tem uma segunda chance com Oppenheimer.

    "Nunca vi um sacrifício maior de um ator principal em toda a minha carreira", disse Robert Downey Jr. em uma entrevista recente à revista People. O ator de Homem de Ferro estava falando de Cillian Murphy, com quem pode ser visto atualmente no cinema em Oppenheimer. Um fato especial: Murphy lidera um blockbuster de Hollywood pela primeira vez em 16 anos.

    O luxuoso filme biográfico sobre o físico norte-americano J. Robert Oppenheimer se passa durante a Segunda Guerra Mundial e fala sobre a criação da primeira bomba atômica. Em uma mistura de filme histórico e thriller, Murphy brilha como se estivesse regularmente à frente de épicos hollywoodianos de três horas. Na verdade, ele quase nunca fez isso, embora tenha chegado perto no final dos anos 2000.

    Oppenheimer
    Oppenheimer
    Data de lançamento 20 de julho de 2023 | 3h 01min
    Criador(es): Christopher Nolan
    Com Cillian Murphy, Emily Blunt, Matt Damon
    Imprensa
    3,8
    Usuários
    4,4
    Adorocinema
    4,5
    Assista agora

    O filme radical de zumbis Extermínio abriu o caminho para Cillian Murphy em Hollywood

    Nascido em 1976, Cillian Murphy foi uma das primeiras grandes descobertas de atuação do século XXI. Em um mundo cinematográfico em busca de caras novas, ele apareceu no momento certo. Ele ganhou fama em seu país em 2001 com sua atuação crua no drama irlandês On the Edge (do diretor de Apenas Uma Vez, John Carney). Seu sucesso internacional veio um ano depois, em Extermínio.

    20th Century Fox

    A atuação de Murphy foi tão radical quanto a reinterpretação digital do mito dos zumbis feita por Danny Boyle. Entre a inocência juvenil e o olhar desesperado de um homem que viu o abismo do mundo, ele correu pelas ruas desertas de Londres com pessoas infectadas em seu encalço. E nem por um segundo nos deu motivos para acreditar que ele era o herói da história.

    Embora Murphy tenha o papel principal em Extermínio, ele não tem a autoconfiança de um protagonista clássico. O Jim que ele encarna é confrontado com uma enorme incerteza: Quando ele acorda do coma, o mundo acabou. Ele não consegue se apegar a nada de sua antiga vida e fica à deriva, sem rumo. Mas é exatamente o contrário que se espera de um protagonista. Você precisa ser capaz de reconhece-lo imediatamente.

    Com Sunshine, Cillian Murphy poderia ter se tornado um protagonista, mas Hollywood não acreditou nele

    Em 2007, Murphy ficou diante da câmera novamente para Boyle e enfrentou uma incerteza ainda maior: o sol moribundo. Em Sunshine - Alerta Solar, ele interpreta o físico Robert Capa, que quer salvar o sol (e, portanto, também a Terra) com uma bomba. Os paralelos com Oppenheimer não podem ser ignorados. Especialmente quando a luz do sol é refletida nos olhos de Murphy como a explosão da bomba atômica.

    20th Century Fox

    Sunshine é um blockbuster excepcional que combina vários gêneros - de ficção científica a horror e terror psicológico. No entanto, quando o filme foi lançado, Hollywood não estava pronta para dar a Murphy o lugar de destaque que ele havia conquistado nos anos anteriores com fortes papéis coadjuvantes em Moça com Brinco de Pérola, Cold Mountain e Vôo Noturno.

    O que o tornou uma presença hipnotizante na tela nos anos 2000 de repente se tornou a ruína de Murphy: cinco anos depois de Extermínio, o público ainda não sabia se podia confiar nele. Sua ascensão como protagonista permaneceu ilusória. Em vez disso, ele aperfeiçoou o tipo de papel sombrio que também marcou seu primeiro encontro com Christopher Nolan: Batman Begins.

    Na TV, Cillian Murphy interpretou por nove anos o papel principal que nunca teve no cinema

    Durante duas horas, podemos olhar diretamente para o rosto de Murphy sem descobrir de que lado ele realmente está. Ele encontra ambivalência até mesmo em personagens cuja essência é, de fato, descrita com clareza. Nenhum protagonista de Hollywood tem esse tipo de comportamento. Não é de se admirar que Murphy tenha encontrado seu melhor papel até hoje na série de gângsteres sombrios Peaky Blinders (2013-2022), longe do cinema blockbuster.

    Koch Media

    Na televisão, onde os anti-heróis fazem parte da fórmula vencedora de um grande drama desde Família Soprano e Breaking Bad, Murphy conseguiu se manter como protagonista por seis temporadas. Com o líder de gangue Thomas Shelby, ele criou seu próprio Walter White. A cada episódio, descobrimos mais facetas sombrias do personagem antes que ele se torne o abismo para o qual Jim olhou em Extermínio.

    800 milhões de dólares: É assim que Barbie e Oppenheimer se tornaram o inimigo número 1 (e 2) de Tom Cruise

    Oppenheimer também se alimenta das contradições inescrutáveis que se combinam no olhar sofrido e cintilante de Murphy. Em Batman Begins, ele teve que entregar o papel principal, apesar de um teste de tela convincente. Depois de mais quatro filmes juntos (O Cavaleiro das Trevas, Inception, O Cavaleiro das Trevas Ressurge, Dunkirk), Nolan finalmente encontrou o papel perfeito para ele brilhar.

    Murphy está em quase todas as cenas de Oppenheimer, que foi filmado em apenas 57 (!) dias. Isso exige muito de um ator. Não é de se admirar que Downey Jr. fale de seu colega com admiração. Murphy se aventurou profundamente na mente do filme. Seu desempenho profundo é o melhor testemunho disso: ele carrega as poderosas três horas de Oppenheimer inteiramente em seus ombros.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top