Minha conta
    Interstelar: Christopher Nolan explica a reviravolta surpresa do filme e por que o final da aventura de ficção científica tem várias interpretações
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    O aclamado drama espacial continua intrigando público e fãs do diretor.

    A carreira de Christopher Nolan está cheia de títulos que conquistaram o público, mas um que é particularmente amado é Interestelar. Com o lançamento do novo Oppenheimer e o aniversário de 10 anos do longa no próximo ano, vamos recuperar algumas declarações do cineasta explicando a grande reviravolta e também esclarecendo por que ele não gosta de comentar sua visão sobre o final da história.

    Quem assistiu a Interestelar certamente se lembra da surpresa que foi ver Matt Damon nele. Nolan gostou particularmente "da ideia de as pessoas se surpreenderem com quem ele é quando chegamos lá. E Mann é um grande nome, sem dúvida. Mas quando o batizei assim, senti que tinha que ir em frente. Também pedi desculpas a Michael Mann. Eu lhe disse: Não é uma afronta". Ele também acrescenta o seguinte sobre as más intenções do personagem:

    É muito simples: egoísmo e covardia. É muito humano, e eu amo o que Matt fez com ele; ele encontrou a realidade. É o tipo de sequência em que você odeia o cara porque ele está fazendo algo que você acha que você pode acabar fazendo em uma situação semelhante. É muito lógico, mas sua racionalização é extraordinária: a maneira como ele foi capaz de transformar sua própria covardia em algo positivo. A solidão e o desespero nos levam a fazer coisas loucas.

    É claro que Nolan também é muito claro que Mann "não é exatamente louco. Ele é estranhamente lógico, mas terrivelmente egoísta. Para ele, o único resultado da missão foi uma colônia. Eu acho, e é algo de que falamos muito - e é algo que ele diz no filme - que ele não tinha dúvidas de que seu seria o planeta, e sua seria a missão".

    Portanto, quaisquer que fossem os riscos, ele se sentiu muito confiante. E quando ele se depara com a realidade sombria de morrer ali sozinho, tudo começa a desmoronar.

    Interestelar
    Interestelar
    Data de lançamento 6 de novembro de 2014 | 2h 49min
    Criador(es): Christopher Nolan
    Com Matthew McConaughey, Anne Hathaway, Michael Caine
    Imprensa
    3,8
    Usuários
    4,6
    Adorocinema
    4,5
    Assista agora em Max

    Inspiração para Insterestelar

    Além disso, o diretor de Dunkirk confessa que essa parte de Interestelar foi inspirada principalmente por dois filmes. Por um lado, O Tesouro de Sierra Madre, no sentido de ser "uma história de aventura onde se pega um grupo de personagens, coloca-os contra os elementos e vê do que são feitos e onde acabam". Do outro, por Greed, já que "Acho um exame extraordinário dos motivos humanos básicos e do que os seres humanos se tornam quando são despojados de tudo".

    Christopher Nolan fez um dos melhores filmes de ficção científica de todos os tempos através de um projeto abandonado de Steven Spielberg

    O final do filme

    Dito isto, tudo o que o homem por trás de Oppenheimer, sem dúvida um dos filmes mais esperados de 2023, está disposto a dizer sobre essa parte central de Interstelar muda quando se trata de fornecer respostas sobre o final do filme. A questão é que ele não quer diminuir a validade das outras interpretações do que acontece então:

    Você terá que vê-lo novamente. Ele está lá para você fazer o que quiser. As pessoas sempre têm interpretações radicalmente diferentes das coisas que eu coloco lá, mas eu sei o que penso e não gosto que tenha mais validade do que a experiência que você tem assistindo.

    É importante lembrar que Nolan não foi o primeiro diretor previsto para o sci-fi, mas a versão que Steven Spielberg teria dirigido seria com certeza muito diferente. Sua chegada trouxe mudanças, tais como descartar o final original do filme, mas também transformá-lo em uma obra revolucionária, tanto do ponto de vista cinematográfico quanto científico. No entanto, isso não o impediu de ter que "roubar" uma cena de outro filme de ficção científica que não foi tão sortudo nas bilheterias.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top