Minha conta
    Quase todo mundo assistiu a este documentário na escola, e agora pode rever no streaming
    Renata Rodrigues
    Renata Rodrigues
    -Redatora
    Jornalista que, assim como Carrie Bradshaw, ama contar histórias. Apaixonada por produções baseadas em fatos reais, realitys de qualidade duvidosa e comédias românticas cheias de faz de conta. Sempre aprendendo com as reflexões profundas dos roteiros de Shonda Rhimes recitados por Meredith Grey.

    O Telecine Cult celebra o Dia Nacional do Documentário Brasileiro com programação especial a partir das 14h35.

    O cinema brasileiro é um mercado rico quando se fala em diversidade de assuntos e cultura. Os documentários são um tipo de conteúdo que, muitas vezes, ficam em segundo plano, porém guardam preciosas informações sobre a história de lugares, personalidades e acontecimentos históricos. É o caso do documentário nacional de 1989 de Jorge Furtado, Ilha das Flores, que foi eleito o melhor curta brasileiro pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) em 2019.

    O curta está na programação do Telecine Cult deste dia 7 de agosto, em celebração ao Dia Nacional do Documentário Brasileiro. A partir das 14h35, o canal vai homenagear as produções nacionais exibindo quatro títulos em sua programação. Vale lembrar que todos os curtas estão disponíveis no canal do Telecine, dentro do Globoplay, que conta com uma seleção exclusiva de filmes e documentários nacionais, além do Telecine por assinatura via operadoras de tv por assinatura ou pelo Prime Video Channels. Confira abaixo a programação do Telecine Cult e documentários selecionados!

    My Name Is Now, Elza Soares

    Elza Soares foi uma das grandes potências da música brasileira. Sua vida foi marcada por muitos percalços, desafios e superações. O documentário apresenta ao espectador a complexidade de Elza enquanto artista e indivíduo através de performances e depoimentos da própria. Elizabete Martins Campos, diretora do curta, mistura imagens de arquivo da cantora com takes próprios para construir a narrativa de My Name Is Now, Elza Soares. O documentário será exibido no Telecine Cult às 14h35.

    My Name is Now, Elza Soares
    My Name is Now, Elza Soares
    Data de lançamento 1 de novembro de 2018 | 1h 11min
    Criador(es): Elizabete Martins Campos
    Com Elza Soares
    Imprensa
    3,8
    Usuários
    3,3

    Cabra Marcado Para Morrer

    Construído em duas linhas do tempo e abordando um tema complexo e muito importante, o documentário de Eduardo Coutinho teve início em 1960 e, inicialmente, o propósito era contar a história de João Pedro Teixeira, líder camponês assassinado por ordem de latifundiários do Nordeste. Porém o curta teve suas gravações interrompidas pelo golpe militar de 1964 e dezessete anos depois, retoma a história a partir da perspectiva da viúva do personagem e seus dez filhos. Cabra Marcado Para Morrer está na programação do Telecine Cult às 15h55.

    Cabra Marcado Para Morrer
    Cabra Marcado Para Morrer
    Data de lançamento 3 de dezembro de 1984 | 1h 59min
    Criador(es): Eduardo Coutinho
    Com Eduardo Coutinho, Ferreira Gullar, Tite de Lemos
    Imprensa
    5,0
    Usuários
    4,4
    Assista agora

    Ilha Das Flores

    Premiado no Festival de Berlim com o Urso de Prata de Melhor Curta-Metragem, nesta película Jorge Furtado instiga o público a se atentar sobre seus hábitos de consumo. Apresentando o ciclo de vida de um tomate, desde a colheita até o descarte no lixão da Ilha das Flores, em Porto Alegre, local em que as pessoas procuram por alimentos. O documentário Ilha das Flores vai ao ar às 18h.

    Ilha das Flores
    Ilha das Flores
    Data de lançamento 1989 | 0h 13min
    Criador(es): Jorge Furtado
    Com Cica Reckziegel, Júlia Barth, Irene Schmidt
    Usuários
    4,3
    Assista agora

    Edifício Master

    Outro destaque de Eduardo Coutinho acompanha o cotidiano de um famoso prédio de Copacabana, bairro nobre da cidade do Rio de Janeiro. A obra de 2002 apresenta o Edifício Master, condomínio com 270 apartamentos divididos em 12 andares e retrata a vida urbana dos moradores do imóvel. O documentário Edifício Master encerra a programação especial do Telecine Cult às 18h20.

    Edifício Master
    Edifício Master
    Data de lançamento 22 de novembro de 2002 | 1h 50min
    Criador(es): Eduardo Coutinho
    Usuários
    4,1
    Assista agora

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top