Minha conta
    Já viu? Este é um dos melhores filmes de serial killer de todos os tempos e foi refeito de forma muito pior 16 anos depois
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    Um dos melhores filmes de serial killer de todos os tempos está disponível no streaming.

    Hannibal Lecter é um dos mais famosos assassinos em série da história do cinema, mas foram necessárias duas tentativas para que ele alcançasse a fama. Seu primeiro filme, Caçador de Assassinos, recebeu muito pouca atenção. Hoje você pode assistir à obra-prima do diretor de Fogo contra Fogo, Michael Mann, no streaming Looke. Vale a pena justamente porque ele dispensa a representação explícita da violência de outros filmes de serial killers.

    Caçador de Assassinos
    Caçador de Assassinos
    Data de lançamento 3 de maio de 2023 | 1h 58min
    Criador(es): Michael Mann
    Com William L. Petersen, Kim Greist, Joan Allen
    Usuários
    3,6
    Assista agora em Looke

    Caçador de Assassinos é baseado no primeiro romance de Hannibal Lecter, de Thomas Harris

    Studio Canal/Paramount Pictures

    Quando Caçador de Assassinos foi lançado em 1986, Hannibal Lecter era pouco mais do que um personagem secundário em um romance de serial killer. A história é centrada no torturado perfilador do FBI Will Graham (William Petersen, de CSI), que persegue o assassino de duas famílias. Uma de suas paradas é o psiquiatra forense preso Hannibal Lecter, ou "Lecktor" na época (Brian Cox, de Succession), a quem ele pede conselhos.

    Ele, no entanto, joga seu próprio jogo. Em paralelo, é contada a história do serial killer Francis Dollarhyde (Tom Noonan), que se aproxima de uma colega (Joan Allen).

    O terceiro longa-metragem de Michael Mann decepcionou nas bilheterias. Dois anos depois, Thomas Harris publicou seu romance O Silêncio dos Inocentes. A adaptação cinematográfica de Jonathan Demme rendeu a Anthony Hopkins um Oscar e, a partir de então, ele se tornou o ator definitivo de Hannibal Lecter. Isso, por sua vez, levou ao decepcionante remake do primeiro romance em 2002.

    Por que o remake decepcionou tanto - e o filme de Michael Mann é um clássico cult hoje

    Dragão Vermelho estava repleto de estrelas, mas o filme do assassino em série não tinha o clima sombrio de O Silêncio dos Inocentes e a confiança estilística de Caçador de Assassinos.

    Studio Canal/Paramount Pictures

    O filme de Michael Mann ainda hoje nos cativa com seu expressivo esquema de cores, que mergulha as figuras no mais profundo azul noturno, vermelho ou, no caso da prisão de Lecter, em um branco deslumbrantemente puro. Isso dá ao filme uma aparência irrealista, quase de conto de fadas.

    Caçador de Assassinos, portanto, parece uma viagem hipnótica à consciência de Will Graham, que, por sua vez, assimila cada vez mais o mundo imaginário do assassino. Quando a violência real invade a imaginação de Will, ela o atinge com ainda mais força.

    Foi somente em 2013 que um remake digno de Dragão Vermelho foi lançado. A série Hannibal, com Hugh Dancy e Mads Mikkelsen, encontrou seu próprio imaginário alienante em três temporadas para retratar a jornada para a escuridão. 37 anos depois, ainda vale a pena revisitar a primeira aparição de Hannibal nas telas. Atualmente, ele é considerado um dos melhores representantes de seu gênero.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top