Minha conta
    A carreira de Shia LaBeouf terminou dramaticamente – e Indiana Jones 5 aproveita ao máximo a confusão deixada pela estrela caída
    Jefferson Sousa
    Jefferson Sousa
    Jornalista, documentarista e pesquisador de cultura popular. Ama contar e ouvir histórias especiais de pessoas comuns.

    Uma carreira com muitos altos e baixos: LaBeouf é um nome que Hollywood aprendeu a amar e a odiar.

    Nos anos 2000, Shia LaBeouf se tornou um nome de destaque em Hollywood. Pequenos papéis coadjuvantes em filmes como Eu, Robô e Constantine foram seguidos por sua ascensão a protagonista - com Transformers, ele se tornou a estrela de sua própria franquia. Um ano depois, em Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal, ele se posicionou como o sucessor de um dos heróis mais icônicos do cinema de todos os tempos - mas nada saiu como se esperava.

    Após uma década de grande sucesso , LaBeouf foi alvo de grandes controvérsias, desde uma prisão por embriaguez pública até alegações de violência doméstica. Com isso, tanto Transformers, quanto Indiana Jones criaram maneiras muito diferentes de lidar com esse afastamento.

    Transformers
    Transformers
    Data de lançamento 20 de julho de 2007 | 2h 24min
    Criador(es): Michael Bay
    Com Shia LaBeouf, Megan Fox, Josh Duhamel
    Usuários
    4,1
    Assista agora

    O que aconteceu Sam Witwicky em Transformers?

    ATENÇÃO: Há spoilers de Transformers e Indiana Jones a seguir!

    Por três filmes, LaBeouf estrelou a série Transformers como Sam Witwicky, até Mark Wahlberg assumir como ator principal. Isso aconteceu antes mesmo de LeBeouf se tornar um nome "indesejável". Na quinta parte da franquia, Transformers decidiu cortar todos os laços com seu personagem e Sam Witwicky morreu fora das telas - e se não estiver atento, você nem percebe.

    DreamWorks
    Shia LaBeouf como Sam Witwicky em Transformers

    Uma frase casual nas entrelinhas sugere a morte de Sam Witwicky, mas não há informações concretas e Transformers nunca se interessou em abordar o assunto narrativamente. Enquanto isso, Indiana Jones acabou seguindo um caminho levemente diferente: o personagem dele, Mutt Williams, morre fora das telas como soldado na Guerra do Vietnã. No entanto, a forma como Indiana Jones e a Relíquia do Destino transmite essa informação é profundamente tocante.

    Indiana Jones 5 ressignifica ausência de Shia LaBeouf

    Independentemente da gestão de crises nos bastidores, Indiana Jones e a Relíquia do Destino encontra uma maneira surpreendentemente afiada de responder à inevitável pergunta sobre o paradeiro de Mutt Williams, filho de Indy. Como a viagem no tempo é possível no filme, o arqueólogo de Harrison Ford é questionado sobre para qual ponto no passado ele viajaria de volta.

    Walt Disney Studios
    Shia LaBeouf como Mutt Williams em Indiana Jones

    Ele impediria seu filho de prestar serviço militar, explica Indy, antes de revelar que a morte de seu filho destruiu seu final feliz - por causa disso, Indy se recriminou severamente e seu casamento acabou. Mesmo anos depois, ele não consegue superar a dor. Algumas frases habilmente formuladas no roteiro são suficientes para entrelaçar a ausência com a narrativa geral e o desenvolvimento do personagem de Indy.

    À primeira vista, parece complicado escrever um personagem de uma franquia tão ancorada na biografia do herói, mas o novo filme não deixa que isso atrapalhe a aventura. Sem exposição artificial, ele dá um passo para trás e encontra uma solução simples e eficaz: sem a necessidade de grandes explicações, o momento ainda serve para enriquecer o lado mais sensível do aventureiro.

    Indiana Jones e A Relíquia do Destino
    Indiana Jones e A Relíquia do Destino
    Data de lançamento 29 de junho de 2023 | 2h 34min
    Criador(es): James Mangold
    Com Harrison Ford, Phoebe Waller-Bridge, Mads Mikkelsen
    Imprensa
    2,9
    Usuários
    3,7
    Adorocinema
    3,5
    Assista agora em Disney +

    Indiana Jones e a Relíquia do Destino está em cartaz nos cinemas.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top