Minha conta
    Quem é o responsável pela cena mais estúpida de Indiana Jones? Steven Spielberg tem a resposta
    Lucas Leone
    Lucas Leone
    -Redator | Crítico
    Lucas só continua nesta dimensão porque Hogwarts ainda não aceita alunos brasileiros. Ele até tentou ir para Westeros ou o Condado, mas perdeu a hora do Expresso do Oriente. Hoje, pode ser visto escrevendo no Central Perk mais próximo.

    O 4º filme da franquia, O Reino da Caveira Perdida, foi longe demais, recorrendo a uma solução tão estapafúrdia que fez o público revirar os olhos.

    Salvo de uma explosão nuclear ao se trancar em uma geladeira: podemos dizer que, em sua busca pelo Reino da Caveira de Cristal, Indiana Jones 4 pegou a todos nós de surpresa. O roteiro de David Koepp baseado em uma história de George Lucas e Jeff Nathanson foi longe demais, propondo uma ideia tão estapafúrdia que interrompeu a chamada "suspensão da descrença".

    Claro que Indiana Jones é uma saga em que o fantástico está regularmente presente. No entanto, a grande maioria dos espectadores revirou os olhos diante da solução encontrada para evitar os efeitos de uma bomba atômica – a ponto de Steven Spielberg ter que se explicar.

    Em 2011, entrevistado pela CNN, o diretor assumiu a responsabilidade: "A culpa é minha, não de George [Lucas]. A ideia foi minha e foi estúpida. As pessoas pararam de dizer 'pule o tubarão' e agora dizem 'destruíram a geladeira'. Tenho orgulho disso, fico feliz por ter conseguido trazer isso para a cultura popular."

    "Pule o tubarão" ("Jump the shark", em inglês) é uma expressão muito usada no setor audiovisual para se referir ao momento em que os roteiristas têm tantas ideias sobrando que trazem um elemento que entra em dissonância com o universo ali estabelecido.

    A expressão vem de um episódio da 5ª temporada da sitcom Happy Days, no qual Fonzie (Henry Winkler) pula sobre um tubarão (literalmente "jump the shark") enquanto pratica esqui aquático.

    Sempre humilde e bom colega, Spielberg acusou a si mesmo de ter tido a ideia odiada quase unanimemente pelos fãs da franquia, mas não é ele o verdadeiro culpado. Conhecemos sua identidade e aqui está!

    "[Spielberg] está tentando me proteger", disse Lucas ao The New York Times. O criador de Star Wars havia preparado um dossiê de "15 cm de espessura" para convencer Spielberg de que uma pessoa poderia, sim, resistir a uma explosão nuclear entrando em uma geladeira.

    De acordo com o documento e o próprio Lucas, se o eletrodoméstico estiver lacrado, se Indy não quebrar o pescoço devido ao impacto e se a porta não ficar emperrada, o arqueólogo interpretado por Harrison Ford poderá escapar de um fim trágico. "As chances de sobrevivência nesse refrigerador – segundo muitos cientistas – estão em torno de 50%", afirmou Lucas.

    Armado com essas declarações e todo um estudo sobre o tema, Spielberg cedeu. Mas em quem você deve acreditar? A culpa é do realizador que não se opôs à ideia que lhe foi dada, ou do criador da história (e do personagem) que arranjou uma solução tão ridícula? Talvez de ambos.

    Lançado em 2008, Indiana Jones 4 é, sem dúvida, o filme menos exitoso de toda a saga, com 77% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes e 53% do público. Apesar disso, arrecadou impressionantes US$ 790 milhões para um orçamento de US$ 185 milhões.

    Vale lembrar que, nesta quinta-feira (29), estreia no Brasil o 5º longa de Indiana Jones, intitulado A Relíquia do Destino. Além de Ford, que se despede do papel que marcou sua carreira, o elenco inclui Phoebe Waller-Bridge e Mads Mikkelsen.

    Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal
    Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal
    Data de lançamento 21 de maio de 2008 | 2h 03min
    Criador(es): Steven Spielberg
    Com Harrison Ford, Shia LaBeouf, Karen Allen
    Usuários
    4,0
    Assista agora
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top