Minha conta
    Jake Gyllenhaal quase foi o Homem-Aranha antes de interpretar vilão da Marvel: Tobey Maguire passou por problemas nos bastidores
    Bruno Botelho dos Santos
    Bruno Botelho dos Santos
    -Redator | crítico
    Bruno é redator e crítico do AdoroCinema, que divide seu tempo na cultura pop entre tomar susto com os mais diversos filmes de terror, assistir os clássicos do cinema ou os grandes blockbusters e enaltecer o trabalho de David Lynch e Stanley Kubrick.

    Antes de aparecer como Mysterio em Homem-Aranha: Longe de Casa, Jake Gyllenhaal quase entrou no lugar de Tobey Maguire como o herói da Marvel.

    Jake Gyllenhaal ficou famoso pelo papel principal no filme cult Donnie Darko em 2001, e depois se destacou em diversos filmes como O Segredo de Brokeback Mountain e O Abutre. O ator também teve um papel importante no Universo Cinematográfico, interpretando o vilão Quentin Beck, também conhecido como Mysterio, em Homem-Aranha: Longe de Casa. Mas esse não foi seu primeiro contato com o Homem-Aranha.

    Quinze anos antes do lançamento de Longe de Casa, em 2004, o diretor Sam Raimi havia entrado em contato com Gyllenhaal para lhe oferecer a chance de vestir o manto do Cabeça de Teia em Homem-Aranha 2, substituindo assim o próprio herói da Marvel na época: Tobey Maguire, que tinha machucado as costas no set de Alma de Herói.

    Isso foi confirmado pelo próprio Jake Gyllenhaal ao Yahoo! em 2019, durante a divulgação de Homem-Aranha: Longe de Casa. "[Tobey Maguire] Ele se machucou e houve conversa. Havia uma série de atores [possivelmente indicados para o papel], e eu era um deles".

    Entenda como Tobey Maguire quase foi substituído em Homem-Aranha 2

    Homem-Aranha 2
    Homem-Aranha 2
    Data de lançamento 2 de julho de 2004 | 2h 07min
    Criador(es): Sam Raimi
    Com Tobey Maguire, Kirsten Dunst, Alfred Molina
    Usuários
    4,4
    Adorocinema
    4,0
    Assista agora

    Depois que as filmagens de Alma de Herói chegaram ao fim, Sam Raimi poderia finalmente começar as gravações de Homem-Aranha 2, mas Tobey Maguire lidava com uma lesão nas costas que poderia dificultar as cenas de ação como o herói da Marvel. Somado a isso, o ator sentia que não estava sendo devidamente compensado financeiramente pela sequência, após ter se tornado uma estrela de Hollywood com o sucesso do filme original.

    O problema é que a Columbia Pictures (uma divisão da Sony) sentiu que Maguire estava usando o problema nas costas para uma renegociação salarial, então queria reformular o papel para que a produção não fosse atrasada. Por isso, outros atores foram considerados para interpretar o Homem-Aranha nos cinemas, um deles sendo Jake Gyllenhaal.

    Com o risco verdadeiro de que Tobey Maguire fosse substituído no segundo filme do Homem-Aranha, os representantes do ator tomaram atitudes para reverter a situação tensa com o estúdio. No final das contas, Maguire passou por exames médicos que comprovaram que ele poderia realizar as filmagens tranquilamente e permaneceu no papel da Marvel. Enquanto ao salário, ele passou de 4 milhões de dólares no primeiro filme para 17 milhões na sequência, que também foi um enorme sucesso de crítica e público.

    Felizmente, Jake Gyllenhaal ainda teria a chance de entrar para o universo do Homem-Aranha nos cinemas como Quentin Beck / Mysterio no Universo Cinematográfico Marvel. "A verdade é que, no final das contas, ele [Tobey Maguire] é o Homem-Aranha. Há tantos papéis em minha carreira em que eu enfrentei outro ator, ou aconteceu algo que possivelmente poderia ter acontecido, mas não aconteceu, mas talvez acontecesse. Eventualmente, minha crença é que quando um ator interpreta um personagem, particularmente em um filme, o personagem é dele, e é isso", disse Gyllenhaal ao Yahoo!

    Homem-Aranha: Onde assistir aos filmes de Tobey Maguire, Andrew Garfield e Tom Holland?

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top