Minha conta
    "Sem graça, mal feito e assustador": O filme de fantasia que todo mundo deu um zero e ainda queria levar para o Oscar
    Nathalia Jesus
    Nathalia Jesus
    -Redatora e crítica
    Jornalista apaixonada por cinema, televisão e reality show duvidoso. Grande entusiasta de dramas coreanos e tudo o que tiver o dedo de Phoebe Waller-Bridge.

    O diretor conquistou Hollywood com o filme anterior, mas todos odiaram seu próximo trabalho.

    Pinóquio, o filme live-action dirigido por Robert Zemeckis e estrelado por Tom Hanks na pele do Gepeto, pode ter recebido um bom tapa na cara do público e da crítica em sua estreia em 2022 — e a recente versão parece uma obra-prima quando comparada às outras adaptações cinematográficas da famosa história.

    Poucos filmes têm a "honra" de haver um consenso geral sobre o quanto são ruins, mas um deles é, sem dúvida, Pinóquio, dirigido e estrelado pelo popular diretor e ator italiano Roberto Benigni (A Vida é Bela) e lançado em 2002.

    Pinóquio
    Pinóquio
    1h 41min
    Criador(es): Roberto Benigni
    Com Roberto Benigni, Nicoletta Braschi, Carlo Giuffrè
    Usuários
    2,7

    O filme já foi recebido de forma morna pelo público italiano, mas foi a versão para seu lançamento nos Estados Unidos e outros mercados que acabou sendo um desastre absoluto: tanto o público quanto a crítica o criticaram duramente e o deixaram para trás. Mesmo assim, a Itália o escolheu como seu representante na categoria de Melhor Filme Estrangeiro na 75ª edição do Oscar, embora, obviamente, não tenha sido escolhido pela Academia para fazer parte dos indicados.

    Com um orçamento entre 40 e 45 milhões de dólares e apenas 41 milhões de dólares arrecadados, o filme foi um desastre comercial, mas quando falamos do Pinóquio de Roberto Benigni, os prejuízos econômicos são os menores. O filme é um dos poucos que tem a duvidosa honra de ter uma pontuação de nada mais e nada menos que 0% no portal de resenhas Rotten Tomatoes, com um total de 55 reviews da crítica especializada.

    Aliás, muitos dos críticos do filme apontam que Pinóquio nada mais foi do que fruto da vaidade do cineasta italiano, que, apesar de ter um bom orçamento, não conseguiu fazer um filme marcante visualmente e também com efeitos. "Letal para as crianças e um insulto indescritível para os adultos, esse fiasco irreparável é uma tortura para todos."

    Quanto mais você rolar a tela, mais críticas negativas encontrará. "Sem graça, mal feito e assustador" e "Se você visse o Pinóquio de Benigni em um parque público, você pegaria seus filhos e correria e provavelmente chamaria a polícia" foram alguns comentários feitos nos textos publicados por veículos de imprensa.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top