Minha conta
    O filme que a Disney tentou enterrar: Quase faliu o estúdio e pouco se lembram, mas é um dos mais sombrios já feitos
    Aline Pereira
    Aline Pereira
    -Subeditora
    Jornalista que ama boas histórias e combina a paixão por cinema e TV com comunicação para mergulhar ainda mais nos universos e personagens que já fazem brilhar os olhos. Pipoca, suspense, dramédia e uma pitada de reality são a receita perfeita para todos os dias.

    Desenho de 1985 é um dos mais sombrios que a Disney já fez - e deu prejuízo gigantesco.

    Quando pensamos nos desenhos clássicos da Disney, títulos como A Pequena Sereia, O Rei Leão, entre diversos outros, certamente vêm à mente. No entanto, antes dessa fase de ouro, houve uma outra história tão sombria que nem parece ter sido feita pelo mesmo estúdio. Você se lembra de O Caldeirão Mágico?

    Alguns anos antes de sua estreia em 1985, esse estilo um pouco mais “sério” já vinha tomando forma em filmes como A Bela Adormecida ou Bernardo e Bianca, mas quando a época de O Caldeirão Mágico chegou, tudo deu errado. Com isso, um dos melhores filmes da empresa, pioneiro em seu tempo, caiu no esquecimento – mas ainda vale a pena ser visto.

    Walt Disney Studios Motion Pictures

    O filme mais sombrio da Disney (e o mais caro da época)

    Em O Caldeirão Mágico, que pode ser definido como um épico de fantasia, o tirano Rei Horned está planejando acabar com os poderes mágicos de um caldeirão. Mas o protagonista Taran assume a missão de impedir que isso aconteça e para isso, conta com a ajuda de seus amigos. Para salvar o caldeirão mágico, eles precisarão enfrentar bruxas, monstros e outros seres do mal.

    Na época, a animação se tornou a mais cara da Disney, que investiu mais de 40 milhões de dólares na produção e teve um retorno de apenas 21 milhões de dólares em bilheteria. O tom excessivamente sombrio, que lida com temas como dor e morte, além do design sombrio do vilão podem ter contribuído para essa baixa recepção – e um detalhe curioso é que O Caldeirão Mágico é um dos pouquíssimos filme da Disney que mostra sangue.

    Walt Disney Studios Motion Pictures

    O fracasso comercial, no entanto, não significa que o longa seja ruim e, ao contrário, é uma boa aposta para quem quer conhecer um lado mais diferentão da Disney. O Rei Horned é, com certeza, um dos maiores vilões da Disney em termos de maldade: puramente cruel, mesmo sem grandes motivações ou desejo de vingança. Sua primeira cena é simplesmente arrasadora e deixa claro, em poucos segundos, que estamos diante de uma grande ameaça.

    Os personagens secundários são cativantes, as cenas dramáticas são intensas e não hesitam em representar situações difíceis. Por fim, Taran também não é o tipo de herói a que estamos acostumados e não está preparado para os obstáculos que vai enfrentar – e é justamente essa jornada árdua que torna o longa tão interessante.

    Onde assistir?

    O Caldeirão Mágico está disponível no catálogo do Disney+

    O Caldeirão Mágico
    O Caldeirão Mágico
    Data de lançamento 19 de setembro de 1985 | 1h 22min
    Criador(es): Ted Berman, Richard Rich
    Com Barbara Tissier, Freddie Jones, Nigel Hawthorne
    Usuários
    3,8
    Assista agora em Disney +

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top