Minha conta
    O público cansou dos filmes de super-heróis? Universo Cinematográfico Marvel faz 15 anos, mas não sabe se tem motivo pra comemorar
    Bruno Botelho dos Santos
    Bruno Botelho dos Santos
    -Redator | crítico
    Bruno é redator e crítico do AdoroCinema, que divide seu tempo na cultura pop entre tomar susto com os mais diversos filmes de terror, assistir os clássicos do cinema ou os grandes blockbusters e enaltecer o trabalho de David Lynch e Stanley Kubrick.

    O Universo Cinematográfico Marvel é uma das franquias de maior sucesso em Hollywood, mas tem levantado questões sobre uma saturação das produções.

    O Universo Cinematográfico Marvel está completando 15 anos, franquia de super-heróis da Marvel Studios que apresentou diversos personagens, filmes e séries de sucesso ao longo dos anos encabeçada pela equipe dos Vingadores. Mas com tantas produções sendo lançadas anualmente, será que o público finalmente cansou dos filmes de super-heróis?

    Desde a Fase 4, a franquia da Marvel vem sofrendo muitas críticas sobre uma queda de qualidade nas produções (tanto no cinema quanto as séries no streaming Disney+), o que levantou o debate se as produções de super-heróis teriam saturado entre o público.

    O público cansou dos filmes de super-heróis?

    Marvel Studios

    Um dos motivos mais evidentes para uma saturação dos filmes de super-heróis seria o excesso de produções lançadas no Universo Cinematográfico Marvel anualmente, o que se tornou ainda maior com o lançamento de séries no catálogo do Disney+ desde WandaVision (2021). Com o calendário cada vez mais apertado, a qualidade de muitos filmes e séries recentes acabaram sendo afetadas, recebendo mais críticas do público.

    Pensando nisso, algumas mudanças de planejamentos foram tomadas recentemente, começando pelo adiamento do filme As Marvels, continuação de Capitã Marvel (2019), que foi movido de julho para novembro. Isso, de acordo com o Hollywood Reporter, seria somado à diminuição de lançamentos no streaming, com apenas Invasão Secreta e 2ª temporada de Loki previstas para chegar ao catálogo do Disney+ nos próximos meses.

    Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania ligou um alerta na Marvel, especialmente por ser um dos poucos filmes do MCU a não bater a marca de US$ 500 milhões nas bilheterias mundiais, mas ainda teremos que acompanhar os desempenhos de Guardiões da Galáxia Vol. 3 e As Marvels para saber se isso pode ser efeito do cansaço do público (ou não).

    Kevin Feige, presidente da Marvel Studios, comentou sobre a chave para evitar o esgotamento. "Há duas maneiras de fazer isso. Primeiro, olhamos para uma narrativa abrangente, sempre usando os quadrinhos e os mais de 80 anos de história dos quadrinhos da Marvel como nosso guia para a história abrangente que queremos fazer a longo prazo. Tudo se resume a cada filme ou série individual e que tipo de gênero queremos fazer".

    Em recente entrevista à revista Rolling Stone, James Gunn – diretor dos filmes Guardiões da Galáxia que recentemente assumiu o comando da DC Studios – também comentou sobre a saturação dos filmes de super-heróis. "Acho que existe fadiga de super-heróis. Acho que não tem nada a ver com os super-heróis. Tem a ver com o tipo de história que pode ser contada, e se você perder o olho na bola, que é o personagem", disse o cineasta.

    Com tudo isso, é inegável que existe uma saturação dos filmes de super-heróis, no Universo Cinematográfico Marvel especialmente pela quantidade excessiva de produções lançadas anualmente (e todas conectadas entre elas). Mas, no geral, esses filmes ainda são lucrativos sucessos de bilheteria e o público ainda demonstra interesse. E, para isso não saturar ainda mais tão cedo, é importante que as histórias sejam mais criativas e diferentes umas com as outras, brincando com diferentes gêneros e estilos de contar as produções.

    Vingadores: Ultimato
    Vingadores: Ultimato
    Data de lançamento 25 de abril de 2019 | 3h 01min
    Criador(es): Joe Russo, Anthony Russo
    Com Robert Downey Jr., Chris Evans, Mark Ruffalo
    Imprensa
    3,9
    Usuários
    4,7
    Adorocinema
    4,0
    Assista agora em Disney +

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top