Minha conta
    Já foi gravado, mas não viveremos para ver: O filme trancado em um cofre que se abrirá automaticamente após 100 anos
    Lucas Leone
    Lucas Leone
    -Redator | Crítico
    Lucas só continua nesta dimensão porque Hogwarts ainda não aceita alunos brasileiros. Ele até tentou ir para Westeros ou o Condado, mas perdeu a hora do Expresso do Oriente. Hoje, pode ser visto escrevendo no Central Perk mais próximo.

    Escrito e estrelado por John Malkovich, com direção de Robert Rodriguez, o projeto teve suas filmagens concluídas em 2015 e só será lançado em 2115.

    É praticamente impossível contar quantos filmes veremos ao longo de nossas vidas, considerando que mais de mil são produzidos a cada ano. No entanto, há pelo menos uma produção já gravada que nunca, jamais poderemos ver. Afinal, quando estrear, estaremos todos mortos.

    Intitulado 100 Years (100 Anos, em português), o curioso projeto pode ser comparado a uma “cápsula do tempo”, quer dizer, um recipiente que contém objetos ou informações comuns a uma sociedade de uma determinada época, para que sejam preservados e acessados por gerações futuras. As filmagens foram concluídas em 2015, e desde então a obra está trancafiada em um cofre que se abrirá automaticamente quando a contagem regressiva terminar.

    Isso ocorrerá em 18 de novembro de 2115, um século depois de estar finalizada. Porém, nem nós nem a equipe estaremos vivos para testemunhar a reação do público. É, de fato, uma pena, porque dois grandes nomes de Hollywood estão envolvidos nessa empreitada. O primeiro é o diretor Robert Rodriguez, o mesmo por trás das franquias Sin City e Pequenos Espiões. O segundo é o ator John Malkovich, que não apenas estrela o filme, como assina o roteiro.

    Apesar de os detalhes sobre 100 Years estarem sendo mantidos em sigilo absoluto, parece que sua duração não corresponde à de um longa-metragem, e sim a de um curta. Além de Malkovich, o elenco inclui Shuya Chang como a protagonista feminina e Marko Zaror como o antagonista. É tudo o que sabemos a respeito dos personagens.

    Reprodução
    John Malkovich e Shuya Chang em um dos teasers de 100 Years.

    Mesmo experimental, o projeto tem um objetivo comercial: foi realizado em parceria com a marca de conhaques de luxo Louis XIII, cujas garrafas demoram 100 anos para serem feitas – daí o título e o prazo para ser lançado. Conforme relatou em 2015 o diretor executivo da empresa, Ludovic du Plessis, foram propostas várias ideias e, embora a escolhida não tenha sido revelada, foram apresentados vários teasers.

    Uma versão do mundo computadorizada e de alta tecnologia (confira abaixo); um retorno pós-Chernobyl à natureza, com uma civilização semicolapsada; uma realidade em que os ciborgues assumem o controle. Porém, ao que parece, nenhuma dessas tramas é a de 100 Years.

    Como Rodriguez disse ao canal do YouTube Inthepanda em 2019, ele já tinha produzido algumas campanhas para a marca quando recebeu a proposta: “Eu estava fazendo vários curtas para eles e, depois que acabei o primeiro, pensei que seria um anúncio ou algo do tipo. Mostrei-lhes o filme, e eles disseram: ‘Sim, está ótimo. Vamos guardá-lo.’ E eu disse: 'O quê? Trancá-lo? E o outro sobre o futuro?’ Eles responderam: ‘Não, esse é o anúncio.’”

    Ainda faltam 92 anos para a estreia de 100 Years. O cofre no qual repousa pôde ser visto no Festival de Cannes de 2016. É à prova de balas e, claro, também armazena uma garrafa do precioso conhaque. Uma vez aberta a caixa, o filme será liberado para o público – e 1000 pessoas ao redor do mundo já foram chamadas para o lançamento. São convites metálicos que resistem ao tempo, de modo que seus donos podem transmiti-los aos seus descendentes quando chegar o momento.

    100 Years
    100 Years
    Criador(es): Robert Rodriguez
    Com John Malkovich, Marko Zaror, Shuya Chang
    Data de lançamento novembro 2115
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top