Minha conta
    Custou uma pechincha e gerou uma obra-prima: Um filme de ação apocalíptico que entrou para a história do cinema
    Nathalia Jesus
    Nathalia Jesus
    -Redatora e crítica
    Jornalista apaixonada por cinema, televisão e reality show duvidoso. Grande entusiasta de dramas coreanos e tudo o que tiver o dedo de Phoebe Waller-Bridge.

    Mad Max, estrelado por Mel Gibson, foi um filme de baixo orçamento, mas estourou nas bilheterias contra todas as probabilidades e chegou a entrar no Guinness World Records.

    Convertido em uma franquia de quatro filmes — com um quinto a caminho — e uma presença indiscutível na indústria cinematográfica, ninguém negaria hoje que Mad Max é um desses filmes capazes não só de fazer história no mundo audiovisual, mas de se tornar parte da cultura popular de várias gerações.

    No entanto, o filme distópico australiano, dirigido por George Miller e estrelado pelo ainda desconhecido Mel Gibson, tornou-se realidade como um projeto de baixo orçamento e sem grandes pretensões. Com uma equipe completamente alheia ao futuro que traria o filme para o mercado internacional e fortaleceria a carreira dos envolvidos em Hollywood para mudar suas vidas para sempre.

    Quando George Miller começou a trabalhar em Mad Max, ele estava praticamente dando seus primeiros passos. O cineasta australiano havia estudado medicina e fazia residência em um hospital, enquanto conciliava o trabalho com a paixão por fazer curtas-metragens, junto com seu amigo Byron Kennedy.

    Mad Max seria, de fato, seu primeiro longa-metragem, então não é de se estranhar que eles mal tivessem recursos para realizá-lo. Para co-escrever o roteiro, eles contrataram o também inexperiente roteirista James McCausland, que teria recebido meros três mil dólares para ajudá-los na história.

    Mad Max
    Mad Max
    Data de lançamento 15 de setembro de 1980 | 1h 25min
    Criador(es): George Miller
    Com Mel Gibson, Joanne Samuel, Hugh Keays-Byrne
    Usuários
    4,1
    Assista agora em Max

    Embora a produtora australiana Roadshow Film Distributors estivesse interessada desde o início, foram Miller e Kennedy que tiveram que levantar o dinheiro para tirá-lo do papel, com o orçamento final do filme sendo de aproximadamente 400 mil dólares — o que valeu a pena após arrecadarem 100 milhões de dólares em bilheteria.

    De fato, tal foi o sucesso do filme que, por décadas, Mad Max deteve um Recorde Mundial do Guinness Book, como o filme mais lucrativo já feito até então, marco que não seria sucedido até 1999, vinte anos depois, por A Bruxa de Blair. É preciso dizer também que a recepção de Mad Max pela crítica não foi unânime na época, embora hoje seja considerado por muitos uma obra-prima e seja, sem dúvidas, um filme cult que fez história no cinema.

    A história de Mad Max se passa nas estradas desertas de uma Austrália pós-apocalíptica em que o mundo deixou de ser como nos lembramos. O mundo está mergulhado em uma verdadeira decadência com quase nenhuma água e energia, o caos reina e só há um bem considerado o mais precioso: a gasolina.

    Nesse cenário, ocorre uma guerra impiedosa entre gangues e a força policial que tenta manter a ordem nas estradas. O corpo de ordem pertence a Max (Gibson), que acaba transformando seu dever de justiça em algo pessoal.

    Com sua influência ainda muito presente em diversos filmes e séries ao longo de seus mais de 40 anos de história, James Wan, James Cameron, Guillermo del Toro, David Fincher e Robert Rodriguez são apenas alguns dos cineastas que já afirmaram ter sido influenciados pela franquia em algum momento de suas carreiras.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top