Minha conta
    Um dos filmes de maior sucesso da carreira de Angelina Jolie também está na origem de um de seus piores fracassos: Um desastre que estragou os planos da saga
    Nathalia Jesus
    Nathalia Jesus
    -Redatora e crítica
    Jornalista apaixonada por cinema, televisão e reality show duvidoso. Grande entusiasta de dramas coreanos e tudo o que tiver o dedo de Phoebe Waller-Bridge.

    O filme de maior bilheteria da atriz é Sr. e Sra. Smith, com 261,2 milhões de dólares, seguido por uma ambiciosa produção de ação que poderia ter dado muito mais de si, mas não deu certo.

    Embora a história do cinema tenha nos deixado grandes exemplos de que, às vezes, uma boa continuação pode ter potencial suficiente para igualar — e até superar — o filme original. Este não é o caso de uma sequência de um dos filmes que marcaram para sempre a carreira de Angelina Jolie, que, longe de pegar o sucesso de seu antecessor, arruinou seu futuro como uma grande saga de ação.

    Desde que sua carreira de atriz começou para valer no início dos anos 1990, Angelina Jolie já atuou em mais de sessenta séries e filmes e há vários papéis em sua trajetória para os quais ela sempre será reconhecível.

    A primeira delas em Garota, Interrompida, trabalho pelo qual ganhou o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante quando tinha apenas 24 anos, mas também Sr. e Sra. Smith, após o que iniciou um relacionamento com Brad Pitt que duraria mais de 10 anos, Malévola e, claro, Lara Croft: Tomb Raider.

    Lançado em 2001, Lara Croft: Tom Raider foi uma adaptação da famosa série de videogames Tomb Raider, que vinha triunfando em diferentes plataformas desde 1996, e Angelina Jolie foi uma escolha absolutamente perfeita para o papel da famosa arqueóloga.

    Lara Croft: Tomb Raider
    Lara Croft: Tomb Raider
    Data de lançamento 6 de julho de 2001 | 1h 40min
    Criador(es): Simon West
    Com Angelina Jolie, Iain Glen, Daniel Craig
    Usuários
    3,6

    Escolhê-la, porém, não foi tarefa fácil e, após saber dos planos de adaptação, muito se especulou sobre qual atriz seria a ideal para o papel, com nomes famosos em cima da mesa: Jennifer Love Hewitt, Sandra Bullock, Catherine Zeta-Jones, Demi Moore e Denise Richards, entre muitas outras. Por fim, a escolhida foi Jolie.

    Após quatro meses de filmagem, o filme foi lançado no verão de 2001 e, embora não tenha sido exatamente um presente para a crítica, foi um verdadeiro blockbuster. Em primeiro lugar, quebrou vários recordes, mas também conseguiu arrecadar 275 milhões de dólares em bilheteria e se tornar, algo que mantém até hoje, uma das adaptações de videogame mais lucrativas na tela grande.

    Enquanto isso, as críticas não foram particularmente favoráveis, com uma média de apenas 20% de críticas favoráveis, conforme relatado pelo Rotten Tomatoes. Mas, Lara Croft: Tomb Raider teve sucesso o suficiente para ser considerado um êxito comercial. E viria o fracasso.

    A festa virou um enterro

    Talvez, um filme com críticas tão ruins, apesar do sucesso comercial, não devesse ter ganhado uma continuação. Mas, a realidade é que, em 2003, uma segunda parte foi lançada novamente com Angelina Jolie na pele de Lara Croft e Gerard Butler no elenco, o que foi também não foi objeto de boas críticas — embora tenha sido um pouco melhor que as do primeiro, aliás.

    No entanto, o desempenho nas bilheterias não teve nada a ver com uma modesta arrecadação de 156 milhões de dólares em comparação com os 100 gastos — que nada tiveram a ver com os 275 milhões de dólares que a parcela anterior havia arrecadado.

    "Forte, banal, vazio, frenético, plastificado, insípido, monótono, violento sem sangue e sexy sem sexo", chegaria ao ponto de publicar sobre o filme o The Washington Post.

    Ainda assim, a produtora continuou a ver Lara Croft como um bom negócio e voltou a fazer planos para uma terceira sequência, mas Angelina Jolie recusou. Como garantiria mais tarde, ela não gostou do resultado.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top