Batman - O Retorno
    Você assistiu Batman - O Retorno ?

cinetenisverde
    cinetenisverde

Enviada em 11 de dezembro de 2017
    O tom gótico e fantasioso de Batman é algo a se considerar quando tentamos enxergar a lógica por trás dessas adaptações de Tim Burton para o Cinema. A nossa mente suscetível ao fantástico pode querer interpretar criaturas como Mulher-Gato ou Pinguim como criações semelhante a Homem-Aranha. Mas não se engane: são distúrbios psicológicos inseridos em uma distopia randiana onde os melhores são os piores. A máxima “dog eats dog” gera aberrações como Joker, Catwoman, Penguim e, claro, o Homem-Morcego.

cinetenisverde.com.br
    Luis R.
    Luis R.

Enviada em 2 de setembro de 2016
    Segundo filme do Batman dirigido por Tim Burton manteve o nível do primeiro,a trama do filme agrada e os vilões são bem desenvolvidos,tem cenas interessantes e que entusiasma.
    Stanislaus  Kat
    Stanislaus Kat

Enviada em 8 de abril de 2016
    Mais uma vez Michael Keaton no papel principal, com muita ação, sendo novamente sombrio e violento, com a presença de novos vilões: Pinguim (Danny DeVito), Mulher-Gato (Michelle Pfeiffer) e Max Shreck (Christopher Walken), um criminoso corporativo impune. Mas, o destaque na trama acaba ficando pela ótima atuação de Michelle Pfeiffer, uma secretária quieta e tímida que se transforma na insana Mulher-Gato, após uma tentativa de assassinato. O filme teve uma boa recepção do público e crítica especializada.
    Laila C.
    Laila C.

Enviada em 26 de janeiro de 2016
    Três anos antes (1989),chegava aos cinemas uns dos filmes que retomariam a tendência de se adaptar hqs de super heróis na tela grande, se no início dos anos 2000,quem dominava (e ainda domina) a maioria dos "filmes de heróis" é a Marvel,nos anos 70 a 90 era a DC Comics que dava as cartas, Batman fez mais de 400 milhões de dólares (na época,era muita grana) e logo ganhou uma sequência,só que o primeiro filme é apenas bom e possui gravíssimos problemas de roteiro, se o roteiro do primeiro filme é mediano,o roteiro deste filme piora significativamente,ao ponto de atrapalhar,e muito,seu protagonista Batman/Bruce Wayne (interpretado por Michael Keaton),o filme tem uma atmosfera sombria,porém em alguns momentos soa como infantil beirando o ridículo,a direçao de arte é bem feita em partes,já que o filme não possui cenários externos,ou seja,o filme foi todo gravado em estúdio,e fica claramente nítido,uma vez que o diretor Tim Burton optou por usar truques batidos como,quase nunca mostrar os topos do prédio,o que dá a impressão que a cidade não tem céu,o torna Gotham City uma cidade quase subterrânea,também possui certa artificialidade-sério,reparem na neve- o vilão Pinguim horas ele é inteligente (mas parece que ele não sabe disso),horas ingênuo,horas extremamente violento (cena do nariz) e horas irritante.
    Voltando a falar do roteiro, ele é ilógico (pinguins podem viver no esgoto?) ,(como um bebê recém nascido sobreviveu sendo que ele não sabe se cuidar sozinho,os pinguins criaram ele?) e as cenas de açao são terríveis,muito mal editadas,já que o Batman duro e emborracbado do primeiro filme,continua duro e emborrachado aqui nesse filme o que salva o filme mesmo é a Selina Kyle/Catwoman (interpretada pela bela Michelle Pfeiffer).
    Nota:6/10
    Lucas Alcântara
    Lucas Alcântara

Enviada em 6 de janeiro de 2016
    Parecia bastante improvável em Batman - O Filme (1989), que o renomado diretor Tim Burton iria conseguir combinar toda a sua bizarrice e criatividade com um dos heróis mais sombrios da DC Comics. Contudo, a fórmula conduzida por Burton funcionou perfeitamente, e aqui, em sua sequência, o diretor a repete a sua química sem falhar em muitos pontos, embora, devo dizer, que não superou o primeiro.
    Na sequência de um dos filmes em live-action mais famosos do Homem-Morcego, Michael Keaton reprisa o papel do bilionário Bruce Wayne, que defende a cidade de Gotham City sob o capuz do vigilante Batman. Mesmo não sendo um dos atores mais bonitos de Hollywood, Keaton incorpora o protagonista Wayne com eficiência, tornando-se um Batman marcante, e aqui, no meu papel de fan da DC, um dos meus Batman's favoritos, que com certeza nos traz as melhores recordações nostálgicas.
    Aqui o vilão da vez, vivido por Danny DeVito, é o criminoso Pinguim, que nas versões dos quadrinhos aparece frequentemente como um mafioso impiedoso, que exala medo por sua aparência e adoração bizarra por Pinguins, um nome bastante temido em Gotham. Já no longa de Tim Burton, o diretor distorce toda essa versão, e transforma Pinguim numa marionete, manipulada pelo personagem de Christopher Walken (o verdadeiro vilão do longa), e a única coisa que o Pinguim de DeVito exala é pena. Apesar disso, vê-se que o antagonista se encaixou perfeitamente no mundo de Tim Burton, com toda a sua bizarrice e aparência grotesca, e que mesmo não tendo representado vilania suficiente conseguiu causar bastante problema ao Cavaleiro das Trevas.
    Ponto alto para Michelle Pfeiffer, que em seu traje de couro preto conseguiu capturar o coração de qualquer homem que assistiu ao filme. Interpretando a famosa e polêmica ladra Selina Kyle, conhecida popularmente como Mulher Gato, Pfeiffer é capaz no que faz, e nos oferece uma Mulher Gato impiedosa, cruel, sexy, sedutora, capaz de passar por cima de tudo para conseguir o que quiser, e acrescente a isso a química perfeita com Michael Keaton. As qualidades para uma Mulher Gato perfeita.
    A direção do filme não me desaponta. Mesmo que Tim Burton atualmente esteja nos oferecendo longas de pouquíssima qualidade (o que o inclui na safra de diretores que já deveriam embarcar na distante aposentadoria), Batman - O Retorno, é um dos auges do diretor; nostálgico, com o qual Burton teve bastante criatividade, nos oferecendo não um Batman que queríamos, mas um que merecíamos: com primor.
    O roteiro é mediano. Nem bom, nem ruim. Poderia aproveitar mais a relação de Batman a Gotham, o que o vigilante significa para a cidade. Poderia ter feito um Pinguim que representasse vilania. Fora isso, foi um filme ótimo, que sempre tive questão de acompanhar na saudosa Sessão da Tarde, uma boa despedida de Keaton e Burton a franquia.

- Nota - 7/10 -
    Erik N.
    Erik N.

Enviada em 11 de outubro de 2015
    Um filme até que legal, mesmo com as bizarrices do Burton o filme é legal.
    Willyan M.
    Willyan M.

Enviada em 29 de setembro de 2015
    o melhor batman da serie Burton /Schumacker . o mais sombrio
    Fabiano O.
    Fabiano O.

Enviada em 12 de março de 2015
    Tim Burton mais uma vez conseguiu trazer um filme do Batman que não decepciona, roteiro bem feito a adição de outro inimigo mortal do homem-morcego: Pinguim. E ninguém melhor pra interpretar esse personagem que Danny DeVito, que por sinal também não decepcionou, além da grande paixão de Batman, a Mulher-Gato, interpretado pela linda Michele Pfeiffer, e Michael Keaton de volta mais uma vez muito bem como o personagem principal. Batman - O Retorno não iguala ou supera o primeiro filme, mas também não fica atrás, caracteristicas bem mais positivas do que negativas para esse filme também ser um clássico das adaptaçõed dos quadrinhos e também do cinema.
    Mateus B
    Mateus B

Enviada em 9 de janeiro de 2015
    Primeiro vamos deixar uma coisa clara não é o melhor filme do batman,é um dos melhores e é melhor que o primeiro batman de 89.tem um clima bom,não é aquela coisa exagerada de o homem de aço,é um progeto muito bom,o melhor dessa quadrilogia batman,batman o retorno,batman eternamente,batman e robin.
    Hadassa H.
    Hadassa H.

Enviada em 5 de março de 2015
    kkk na vdd esse filme só é bom, por causa da Michelle Pfeiffer como mulher gato q na realidade e na minha opinião foi a melhor do cinema, o vilão é horrível! e o batman desse filme nem se fala afz... :P