Batman - O Retorno
    Você assistiu Batman - O Retorno ?

Lucas Alcântara
    Lucas Alcântara

Enviada em 6 de janeiro de 2016
    Parecia bastante improvável em Batman - O Filme (1989), que o renomado diretor Tim Burton iria conseguir combinar toda a sua bizarrice e criatividade com um dos heróis mais sombrios da DC Comics. Contudo, a fórmula conduzida por Burton funcionou perfeitamente, e aqui, em sua sequência, o diretor a repete a sua química sem falhar em muitos pontos, embora, devo dizer, que não superou o primeiro.
    Na sequência de um dos filmes em live-action mais famosos do Homem-Morcego, Michael Keaton reprisa o papel do bilionário Bruce Wayne, que defende a cidade de Gotham City sob o capuz do vigilante Batman. Mesmo não sendo um dos atores mais bonitos de Hollywood, Keaton incorpora o protagonista Wayne com eficiência, tornando-se um Batman marcante, e aqui, no meu papel de fan da DC, um dos meus Batman's favoritos, que com certeza nos traz as melhores recordações nostálgicas.
    Aqui o vilão da vez, vivido por Danny DeVito, é o criminoso Pinguim, que nas versões dos quadrinhos aparece frequentemente como um mafioso impiedoso, que exala medo por sua aparência e adoração bizarra por Pinguins, um nome bastante temido em Gotham. Já no longa de Tim Burton, o diretor distorce toda essa versão, e transforma Pinguim numa marionete, manipulada pelo personagem de Christopher Walken (o verdadeiro vilão do longa), e a única coisa que o Pinguim de DeVito exala é pena. Apesar disso, vê-se que o antagonista se encaixou perfeitamente no mundo de Tim Burton, com toda a sua bizarrice e aparência grotesca, e que mesmo não tendo representado vilania suficiente conseguiu causar bastante problema ao Cavaleiro das Trevas.
    Ponto alto para Michelle Pfeiffer, que em seu traje de couro preto conseguiu capturar o coração de qualquer homem que assistiu ao filme. Interpretando a famosa e polêmica ladra Selina Kyle, conhecida popularmente como Mulher Gato, Pfeiffer é capaz no que faz, e nos oferece uma Mulher Gato impiedosa, cruel, sexy, sedutora, capaz de passar por cima de tudo para conseguir o que quiser, e acrescente a isso a química perfeita com Michael Keaton. As qualidades para uma Mulher Gato perfeita.
    A direção do filme não me desaponta. Mesmo que Tim Burton atualmente esteja nos oferecendo longas de pouquíssima qualidade (o que o inclui na safra de diretores que já deveriam embarcar na distante aposentadoria), Batman - O Retorno, é um dos auges do diretor; nostálgico, com o qual Burton teve bastante criatividade, nos oferecendo não um Batman que queríamos, mas um que merecíamos: com primor.
    O roteiro é mediano. Nem bom, nem ruim. Poderia aproveitar mais a relação de Batman a Gotham, o que o vigilante significa para a cidade. Poderia ter feito um Pinguim que representasse vilania. Fora isso, foi um filme ótimo, que sempre tive questão de acompanhar na saudosa Sessão da Tarde, uma boa despedida de Keaton e Burton a franquia.

- Nota - 7/10 -
    Paolo
    Paolo

Enviada em 28 de fevereiro de 2012
    Batman - O Retorno é uma continuação ótima, não é nem melhor nem pior do que o primeiro filme da série. O filme evoluiu em alguns aspectos, como o Batman matar apenas um capanga, invés de matar vários, quinem no primeiro filme do Tim Burton. O filme também evoluiu no ponto de ter uma ação mais séria, do que antes com as cenas do Coringa protagonizado pelo Jack Nicholson. Aqui neste capítulo temos 2 vilões principais: o cruel Pinguim, e a sedutora Mulher-Gato, que por sinal, foram duas ótimas escolhas dos produtores do filme.

Talvez eu descorde com alguns aqui na página, mas na minha opinião, eu achei que o filme tomou um rumo muito mais sério do que seu antecessor, pois quem assiste, percebe que o vilão Pinguim é mais cruel do que o Coringa, e com certeza o Pinguim da mais medo do que os outros vilões da série, pois a qualquer momento em que o Oswald Cobblepot se aproxima de uma pessoa, ele pode morder o seu nariz, como acontece em uma cena do filme. A Mulher-Gato protagonizada por Michelle Pfeiffer é muito sedutora, e com certeza muito esperta, essa foi a primeira Mulher-Gato de verdade que veio as cinemas (pois a Mulher-Gato da série de TV nem aparecia direito), e tomara que a Anne Hatway faça bem o seu papal em Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge, pois se não fizer, eu tenho certeza que Michelle vai ficar bem decepcionada.

As atuações continuam correspondo da mesma forma do que seu filme antecessor, mas houve um mudança pra ruim em um dos atores. Esse ator é o Michael Keaton... eu acho que ele não fez o mesmo papel do que antes, foi inferior, pois teve poucas falas, e parecia que ele não estava com vontade de fazer o papel. O que mais se destacou no filme, e que deixou qualquer fã do Batman de queixo caído foi Danny De Vito na sua atuação com o personagem Pinguim, que por sinal fez muito bem, qualquer fã do Homem-Morcego se lembra da sua atuação, como também se lembra da atuação do Jack e irá se lembrar para sempre da atuação do Heather Ledger. Michelle Pfeiffer também fez uma ótima atuação, mostrando tudo o que tinha de si, e também foi muito sexy no papel. Para encerrar temos a participação de Christopher Walken que por sinal também segue a linha dos outros atores, fazendo a sua parte do jeito que tinha de ser.

O filme é muito bom, segue a mesma linha do que seu antecessor, e Tim Burton continua fabuloso na direção, uma pena depois desse trabalho ele ter saído e entrado em ação Joel Schumacher que fez um trabalho desrespeitoso no filme Batman & Robin, mas amanha irei comentar sobre o Batman Eternamente que também é um trabalho do Schumacher, mas pelo menos dá pra assistir na boa.
    Marcelo Marques
    Marcelo Marques

Enviada em 13 de fevereiro de 2021
    Filme excelente, eu gostei muito, gostei mais desse que o Primeiro, bastante cenas de açao, a mulher gato foi excelente, enfim bom filme.
    Mateus B
    Mateus B

Enviada em 9 de janeiro de 2015
    Primeiro vamos deixar uma coisa clara não é o melhor filme do batman,é um dos melhores e é melhor que o primeiro batman de 89.tem um clima bom,não é aquela coisa exagerada de o homem de aço,é um progeto muito bom,o melhor dessa quadrilogia batman,batman o retorno,batman eternamente,batman e robin.
    Igor Durden
    Igor Durden

Muito bom!!!! Evoluiu bastante desde o primeiro Batman!! Quem não era criança que nunca teve medo do Pinguim!! Ou se encantou com a beleza e sensualidade da mulher gato!!!

Nota 9

Enviada em 19 de novembro de 2018
    Mas uma obra do ótimo Tim Burton! Aqui temos a continuação do ótimo Batman, não com o mesmo brilho, mas se esforça para tal, consegue algumas vezes e falha em outras, ponto positivos para ótima maquiagem que inclusive lhe rendeu a indicação de melhor maquiagem do ano, perdeu para o indiscutível Drácula de Bram Stoker, ainda recebeu a indicação de melhor efeitos especiais, óscar dado A morte lhe caiu bem, também merecido. pontos falhos são os diálogos pouco expressivos. Temos um bom elenco, Michael Keaton, mas uma vez muito bem, Danny DeVito, sem sombras de duvida a melhor atuação do filme, ainda temos a deslumbrante Michelle Pfeiffer e Christopher Walken também está muito bem ou seja o elenco escolhido a dedo e todos ajudam a alavancar o filme.
    Alexandre C.
    Alexandre C.

Enviada em 14 de abril de 2019
    Épico, pra mim é melhor que o primeiro Batman de Tim Burton, quem viveu aquela época e não se lembra do Denny Devito como Pinguim, ou da linda Michelle Pfeiffer como mulher Gato, filmaço.
    Vinícius d
    Vinícius d

Enviada em 2 de setembro de 2023
    Essa interpretação do Michael Keaton na saga batman é única e incrível talvez só ele e Christian Bale tenham dado um traço tão particular para o homem morcego, a história toda é obra pintada, os pinguins robôs é muito cômico, a inconsolada Selina que vira a mulher gato o esquisito Pinguim descobrindo quem é. O Danny DeVito dá a voz a um Pinguim muito atípico dos quadrinhos, com uma história particular diferente mas é muito engraçado, valendo até morder peixe a la Smeagol, a Michelle Pfeiffer é muito simpática no seu personagem mulher gato e o Christoper Walken dá a obra a seu brilho no magnata Shereck se bem que não um dos meus atores favoritos mas faz sua parte mais ou menos no filme. Fica a impressão que a obra pegou a boa vibe do filme anterior com o Nicholson e o Keaton, só que agora o personagem Batman tem o peso de ser mais protagonista e o Keaton se sai bem melhor nessa obra do que no primeiro filme. Foi uma pena os desacertos do keaton com o diretor J. Schumacher do Eternamente pois teria feito um filme brilhante na sequência do Batman O Retorno, dando essa interpretação pacata e dramática para o Batman que dá.
    Jorge Eduardo M.
    Jorge Eduardo M.

Enviada em 14 de maio de 2021
    Mais um bom filme do Batman. Novos personagens, o pinguim surge como vilão, e a mulher gato com seu ar sombrio, todos muito bem em suas atuações, mas não consegue superar o primeiro.
    Luis R.
    Luis R.

Enviada em 2 de setembro de 2016
    Segundo filme do Batman dirigido por Tim Burton manteve o nível do primeiro,a trama do filme agrada e os vilões são bem desenvolvidos,tem cenas interessantes e que entusiasma.